PEC 215 só vai a voto na Câmara se houver consenso entre líderes, afirma presidente em audiência

assisindigenas

Foto: Lúcio Bernardo/Agência Câmara

O deputado Assis do Couto (PT-PR), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, articulou uma reunião entre representantes dos povos indígenas brasileiros e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A comitiva de lideranças indígenas e 17 deputados federais foi  recebida pelo presidente da Casa na tarde desta quarta-feira (28), no gabinete da presidência. O tema foi a votação da PEC 215 que visa transferir do Executivo para o Legislativo a demarcação de terras indígenas.

Após ouvir as reivindicações das lideranças, Henrique Eduardo Alves se comprometeu em colocar em votação a PEC 215 apenas se houver consenso entre as lideranças partidárias.

A reunião com o presidente da Câmara foi articulada na noite de terça-feira (27), entre o deputado Assis do Couto e representantes do movimento. Assis lembrou, durante a reunião, que a comissão realizou já neste ano uma audiência pública para debater a questão indígena.

“Como presidente da comissão , nós acolhemos de forma muito honrosa a presença das comunidades indígenas. Nós havíamos programado para recebe-los no Nereu Ramos, mas em face do novo cenário, criado nesta semana aqui na Esplanada dos Ministérios, nós fizemos um movimento para debater a agenda legislativa aqui na mesa do presidente. Por isso, agradeço ao senhor, presidente, por receber as lideranças indígenas nesta reunião, de forma ordeira e democrática”, disse o deputado Assis do Couto no início da reunião.

Henrique Eduardo Alves agradeceu a forma respeitosa como as lideranças se pronunciaram durante toda a reunião. “Este é o caminho para chegarmos a um entendimento. Esta é uma casa democrática. É a casa do diálogo. Não é a casa do confronto. Aqui ninguém vai ganhar nada no grito. Mas vai ganhar pelo debate e pelo diálogo”, afirmou o presidente.

 “Eu posso afirmar aos senhores que enquanto eu estiver na presidência da Câmara, essa PEC só terá chance de ir a qualquer votação, se ela tiver o consenso desta casa”, concluiu o presidente.

Assessoria da comissão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex