Paulo Vannuchi: PEC 241 segue receita de corte neoliberal que recai fundamentalmente sobre mais pobres

vanucchi

Integrante da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), Paulo Vannuchi, ex-secretário nacional de Direitos Humanos, afirma que a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241), que engessa gastos públicos por 20 anos, é um retrocesso e representa “pecado mortal” em relação aos direitos humanos.

Ele lembra que o documento que rege a organização da qual o Brasil é signatário (Convenção Americana de Direitos Humanos, de 1969), determina que os Estados membros adotem medidas a fim de alcançar progressivamente a efetivação de direitos econômicos, sociais e culturais, e que a PEC 241 segue no sentido oposto a esse princípio.

Complementarmente, o Brasil também é signatário do Protocolo de São Salvador (1988), que estende esse conceito de progressividade aos direitos trabalhistas, previdenciários e outras garantias, além de cláusulas específicas voltadas a crianças, idosos e deficientes.

São os chamados “direitos de igualdade”, que, segundo Vannuchi, se articulam com “direitos de liberdade”, que se referem à liberdade de crença, reunião, manifestação e voto. “Liberdade e igualdade não podem se separar. Onde se tentou criar igualdade sem liberdade, virou uma baita ditadura. No capitalismo, se fala que há liberdade, mas onde não há igualdade básica, a liberdade é cínica, falsa”, observa o cientista político em comentário à Rádio Brasil Atual.

Segundo ele, a PEC 241 é símbolo de um projeto neoliberal, que já fracassou na Grécia e na Espanha, e segue a mesma receita de impor cortes que recaem fundamentalmente sobre os mais pobres. Ele destaca que esse é um esforço que atende aos interesses do PSDB, que apoia essas medidas restritivas, mas quer ver o desgaste político ficar com o PMDB, abrindo caminho para a sucessão de 2018.

Vannuchi também ressalta manobra do partido de Temer para regras de transição que evitarão que os efeitos dos cortes sejam sentidos já no próximo ano, e lembra que a proposta faz parte de um programa mais amplo que inclui ainda medidas como a reforma da Previdência, para restringir o acesso dos trabalhadores a pensões e aposentadorias, terceirização e privatizações, como a revisão da lei do regime de partilha, que possibilitou o acesso das petroleiras estrangeiras às reservas do pré-sal.

Rede Brasil Atual

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100