Paulo Teixeira rebate Bolsonaro: ‘Intervenção do Estado para enfrentar coronavírus não significa ser comunista’

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) defende a importância do fortalecimento do Estado para enfrentar a pandemia de coronavírus, a qual gera impactos econômicos, sociais e sanitários. Em artigo publicado no jornal O Globo, o parlamentar afirmou que “intervenção do Estado na economia não significa ser comunista, como o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes costumam vociferar”.

Ele lembrou que os Estados Unidos e a União Europeia estão mobilizando recursos que chegam aos trilhões de dólares – destinados a refinanciar famílias, aumentar o gasto do Estado em saúde e estimular o mercado. “Economistas de diferentes espectros ideológicos também entendem que a presença do Estado como fomentador e investidor neste momento faz-se necessária”.

Paulo Teixeira observou que o PT tem várias propostas para enfrentar a crise, entre elas, a derrubada da Emenda Constitucional nº 95, que bloqueia a expansão do gasto público real em áreas importantes como saúde, saneamento e políticas sociais.

Leia o artigo:

“Contra o coronavírus, mais Estado

Por Paulo Teixeira (*)

O Brasil está vivendo uma situação calamitosa de descontrole relacionada à pandemia da Covid-19, agravando o cenário da saúde pública – com ausência de insumos básicos como máscaras, equipamentos e profissionais. Não há uma perspectiva real de enfrentamento da grave crise econômica que se aproxima.

Intervenção do Estado na economia não significa ser comunista, como o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes costumam vociferar. Os EUA e a União Europeia estão mobilizando recursos que chegam aos trilhões de dólares – destinados a refinanciar famílias, aumentar o gasto do Estado em saúde e estimular o mercado.

Economistas de diferentes espectros ideológicos também entendem que a presença do Estado como fomentador e investidor neste momento faz-se necessária. Atualmente,  grande parte dos liberais de carteirinha se transformou  em keynesianos. Até mesmo o FMI está propagando o receituário intervencionista.

Frente ao estado de calamidade pública, o NAPP (Núcleo de Assessoramento em Políticas Públicas) do Partido dos Trabalhadores compilou uma série de propostas para o enfrentamento desse grave cenário. Dentre as propostas apresentadas, merece destaque a necessidade de derrubada da Emenda Constitucional nº 95, que bloqueia a expansão do gasto público real em áreas importantes como saúde, saneamento e políticas sociais, além do Plano Emergencial de Emprego e Renda (PEER), com várias diretrizes, entre elas um seguro básico emergencial de um salário mínimo para milhões de brasileiros que precisam permanecer em casa e suspender suas atividades.

Com relação aos trabalhadores desempregados, autônomos e Micro Empreendedores Individuais (MEIs),  nós já ganhamos a primeira batalha, aprovando a Renda Básica Emergencial. No entanto,  cabe ao Estado também atuar para garantir a sobrevivência das micro, pequenas e médias empresas, maiores empregadoras do país. Nossa proposta é a suspensão imediata da cobrança de tarifas públicas e a desoneração do pagamento de taxas, impostos, contribuições e da folha salarial dos empregados. E, para garantir que os trabalhadores não tenham redução salarial no atual cenário, propõe-se que o Estado cubra até 50% dos salários dos trabalhadores que ganham até três salários mínimos. Para efeito de comparação, Portugal e Inglaterra estão garantindo até 80% do pagamento.

Por fim, são essenciais medidas como a renegociação de dívidas das famílias de baixa renda, reduzindo juros, a extensão de prazos e a liberação do nome dos serviços de proteção ao crédito, além de suspensão do pagamento de tarifas públicas como água, energia e telefonia, e a fixação do preço de R$ 49 para o botijão de gás em todo o território nacional.

Essas são apenas algumas das medidas emergenciais que deveriam ser adotadas para a preservação da vida e do tecido social brasileiro. É urgente um comando central pautado em uma nova lógica de condução das políticas públicas brasileiras.

(*)Paulo Teixeira  é deputado federal (PT-SP)”

 

(Artigo publicado originalmente no jornal o Globo em 1º/4/2020)

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100