O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) manifestou solidariedade à família do general do Exército José Luiz Jaborandy Júnior, comandante militar da missão da ONU no Haiti, que morreu no último domingo (30). O general tinha 57 anos e teria sofrido um infarto fulminante enquanto viajava do Haiti para Manaus para visitar a neta recém-nascida.
“É com muita tristeza que me despeço de um amigo, um homem que teve a sua vida dedicada ao povo brasileiro, servindo ao Exército brasileiro. Ele era um homem de grande talento, de grande dedicação, de grande civismo. Quero, aqui, despedir-me dele emocionado porque pude aprender com ele uma grande lição de dedicação à vida pública”, afirmou Paulo Teixeira.
“Eu o conheci no Amazonas, em São Gabriel da Cachoeira, quando ele comandava ali o Batalhão da Selva e posso dizer que tudo que sei dele faz com que ele marque a sua presença, neste País, como um grande homem público que, servindo ao Exército brasileiro pode dar uma contribuição decisiva. Deixo, aqui, a todos os seus amigos, a todos os seus familiares nossos votos de profundo pesar mais a homenagem do Congresso Nacional a esse grande brasileiro que o foi o general José Luiz Jaborandy Junior”, finalizou o deputado do PT.
O brasileiro assumiu a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah) em 13 de março do ano passado em substituição ao general Edson Leal Pujol. José Luiz Jaborandy Júnior foi o décimo general brasileiro a assumir o cargo, já que o Brasil comanda a força militar da Minustah desde 2004, quando a missão foi criada.
Gizele Benitz
Foto: Salu Parente
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara