Paulo Freire deu à alfabetização função política, diz Fernando Ferro

paulo freire_D1O deputado Fernando Ferro (PT-PE) prestou homenagem ao educador e filósofo Paulo Freire que, segundo ele, deixou um grande legado na área da educação. “Com a criação de seu método revolucionário de alfabetização foi, de forma articulada, com método, rigor científico, compromisso social e político, o primeiro neste país a enfrentar o flagelo da ignorância e da falta de oportunidade.  Com sua vontade e seu propósito, Freire não apenas ensinou a ler as letras do alfabeto, mas deu significado à leitura, uma função social”, destacou Ferro.

Paulo Freire, afirmou o deputado Fernando Ferro, chamou homens e mulheres que não tinham nenhuma esperança de participar ativamente da dinâmica cívica, por falta total de informação, para uma situação de protagonismo social. “E foi além, ensinou a escrever formando senso crítico, estimulando a formação da opinião e a criticidade. É a partir deste movimento que o Brasil percebe a necessidade de criar uma política de combate ao analfabetismo. Ele mesmo dizia que a escolarização era um forte elemento para a formação da consciência do cidadão”, disse o parlamentar petista.

“Autor de Pedagogia do Oprimido, um método de alfabetização dialético, se diferenciou dos intelectuais de sua época por voltar-se ao diálogo com as pessoas simples, não apenas como método de instrução, mas sobretudo como um meio de exercer a democracia em sua plenitude”, ressaltou Fernando Ferro.

Se estivesse vivo, acrescentou Ferro, o educador Paulo Freire completaria 90 anos em 2011. “Queremos iniciar as homenagens a este grande mestre com uma sessão solene marcada para dia 8 de abril, no plenário desta Casa”, ressaltou o petista.

De acordo com Fernando Ferro, “será o reconhecimento e o registro de alguém que criou neste País um novo olhar sobre cidadania por meio da educação, o que propiciou que muitas pessoas que não tinham direito à educação pudessem ingressar na vida com a dignidade do saber e do conhecimento. É importante reforçar a importância deste homem para a concretização do processo democrático brasileiro”.

Afinal, disse o deputado Fernando Ferro, “não seria o ex-presidente Lula a mais legítima expressão do processo pedagógico dos oprimidos? Paulo Freire tem sua culpa nisso. Ensinou pessoas simples a levantar o olhar, encarar a vida, buscar o conhecimento e fortalecer a autoestima”.

Gizele Benitz

 

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