O deputado Paulo Ferreira (PT-RS) encaminhou à ministra da Cultura, Marta Suplicy, nesta semana, indicação de sua autoria na qual sugere a instalação de uma representação regional da Fundação Cultural Palmares (FCP) no estado do Rio Grande do Sul.
Atualmente, a Fundação Cultural Palmares, voltada à promoção de políticas públicas de preservação, valorização e reconhecimento das manifestações culturais afro-brasileiras como patrimônio nacional, tem sede em Brasília. A entidade possui representações regionais nos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo e tem contribuído no incentivo às diversas formas de manifestação artística e cultural da população negra nestes estados.
“Em razão da riqueza dos elementos culturais do Rio Grande do Sul e em defesa de importante marcos da identidade nacional que peço a instalação de uma representação regional da Fundação Cultural Palmares no estado do Rio Grande do Sul,” afirma o deputado Paulo Ferreira.
Para o parlamentar, “o legado da cultura afro-brasileira tem presença no folclore, nas crendices regionais, nas artes que ajudaram a constituir a cultura do povo do Rio Grande do Sul”. Para ele, “a contribuição do negro na história e na cultura remonta os primórdios da colonização e o início do processo de formação de identidade do Estado”.
Késia Paos, estagiária de jornalismo, PT na Câmara