Foto: Salu Parente/PT na Câmara
O deputado Paulão (PT-AL) participou de reunião, nesta quarta-feira (3), com representantes de vários órgãos públicos e entidades da sociedade civil envolvidas com o programa “Toda Escola do Semiárido com Água, Banheiro e Cozinha”. Atualmente, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), das 71 mil escolas da zona rural existentes no Brasil, cerca de 13 mil não possuem água potável ou rede de esgoto sanitário.
O encontro teve o objetivo de promover o diálogo entre agentes do Executivo, do Parlamento e da sociedade civil para que sejam discutidas ações, metas e formas de acelerar a caminhada em busca da erradicação das escolas sem estrutura adequada de água e esgotamento sanitário.
Paulão avalia que o País avançou muito na melhoria da qualidade de vida da população da zona rural, mas que ainda restam desafios pendentes. “O Brasil avançou muito também no campo, mas ainda temos alguns desafios em relação às questões sociais e erradicar as escolas sem água no semiárido é um deles. Uma das questões básicas para termos o funcionamento correto das escolas é o abastecimento de água, a existência de rede de esgoto, de banheiros e de cozinha para a preparação da alimentação escolar. Isso é uma questão de cidadania, sobretudo para as crianças das escolas públicas, por isso este deve ser um objetivo prioritário de curtíssimo prazo”, defendeu o parlamentar alagoano.
As ações relacionadas a este desafio, na opinião de Paulão, devem se tornar políticas de Estado, e não apenas de governo, inclusive porque dependem de projetos transversais, envolvendo diversas áreas e níveis federativos da gestão pública. “Precisamos perseguir esse objetivo com programas permanentes, políticas de Estado, e para isso é fundamental o envolvimento de vários atores, que precisam trabalhar com sinergia para a implementação eficiente destas políticas”, argumenta o deputado.
Paulão vai propor à Bancada do Nordeste a realização de uma reunião de café da manhã, após as eleições, para que o assunto possa ser aprofundado e mais apoios parlamentares possam surgir.
Participaram da reunião desta quarta-feira o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Agência Nacional de Águas (ANA), o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Ministério da Integração Nacional e a Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (Resab).
Rogério Tomaz Jr.