A aprovação do Plano de Ação de Cooperação Social proposto pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é um dos principais pontos da II Reunião dos ministros de Assuntos Sociais e Desenvolvimento da Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), hoje e terça-feiras (2), em Brasília. A entidade reúne 12 países do continente americano, 22 do mundo árabe, mais o secretariado-geral da Liga dos Estados Árabes (LEA) e a União das Nações Sul-Americanas (Unasul).
A reunião, que ocorrerá no Palácio do Itamaraty e será presidida pelos ministros Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e Celso Amorim (Relações Exteriores), integra a agenda de cooperação internacional no âmbito da entidade.
Entre as medidas do plano de ação propostas pelo MDS, a constituição de uma plataforma comum na internet, para intercâmbio de dados, estatísticas, estudos, experiências e melhores práticas. O objetivo é implementar as decisões da primeira reunião dos ministros da área social da Aspa, em 2007, de modo a promover a cooperação birregional. Entre as afinidades, está a colaboração para o cumprimento até 2015, pelas duas regiões, das Metas de Desenvolvimento do Milênio.
Proposta em 2003 pelo presidente Lula, a Aspa foi efetivamente criada em 2005. O principal objetivo do organismo é a cooperação para o desenvolvimento das duas regiões com afinidades e complementaridades, além da promoção da convergência em todos os assuntos de interesse comum. A ação contra a fome e a pobreza é um dos 13 itens aprovados na Declaração de Brasília, assinada pelos países integrantes da Aspa.
Assessoria do MDS