O deputado Patrus Ananias (PT-MG) usou a tribuna da Câmara nesta terça-feira (7) para solicitar ao presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), que coloque em votação o projeto de lei complementar (PLP 235/19), que institui o Sistema Nacional de Educação, que tem entre seus objetivos criar um padrão para a educação brasileira, reduzindo as desigualdades e aumentando a qualidade do ensino.
“A educação é fundamental para nós pensarmos um projeto nacional brasileiro, para pensarmos e afirmarmos a soberania nacional”, afirmou o deputado.
Ele argumentou que a educação pública do Brasil não vive bons momentos. “Estamos vendo a crise no ensino médio, as dificuldades por que passam as universidades públicas brasileiras. Desde a educação infantil, nós temos o grande desafio de colocarmos a educação brasileira, em todos os níveis, no seu devido lugar, garantindo o direito fundamental à educação para toda a população brasileira, a partir das nossas crianças, desde o início, através da educação infantil”, observou.
Política pública
Na avaliação do parlamentar, a educação é uma política pública fundamental, porque ela trabalha em dois níveis: ao mesmo tempo que é um direito fundamental da pessoa, desde a infância, é também um valor fundamental para pensar um projeto coletivo, um projeto comunitário, para pensar o presente e o futuro do País”.
Patrus lembrou que o PLP 235 tramita em regime de urgência. “Então, eu quero aqui hoje pedir a participação efetiva das colegas e dos colegas parlamentares. Pedimos à Presidência desta Casa que coloque em votação o quanto antes esse projeto de lei, que é fundamental para colocarmos o Brasil no caminho da paz e da esperança”, reiterou.
Vânia Rodrigues