Patrus cita conquistas dos governos Lula e Dilma e espera que a fome não retorne ao Brasil com o governo golpista de Temer

PatrusAnanias LuizMacedo

O deputado Patrus Ananias (PT-MG) ocupou a tribuna nesta quinta-feira (17) para uma reflexão do grave momento que vive o País. Para ele, o golpe impetrado contra o mandato legítimo da presidenta Dilma Rousseff e a ordem constitucional e democrática tem um endereço certo: quebrar o círculo virtuoso das conquistas sociais. “É um golpe contra os pobres, contra o Brasil, contra o projeto nacional que passa pela inclusão e pela justiça. É um golpe a serviço dos interesses do grande capital internacional e seus serviçais no Brasil”, afirmou.

Na avaliação do deputado do PT, o governo golpista e provisório tem pressa e já mostrou a que veio: desvincular e reduzir os recursos destinados à educação, à saúde, à seguridade social; retirar direitos e conquistas previdenciárias e trabalhistas.

Patrus Ananias aproveitou para destacar conquistas dos governos do PT, enfatizando que os governos Lula e Dilma deram extraordinária contribuição ao desenvolvimento social em nosso País. “E a história, moderadora serena no julgamento das pessoas e dos acontecimentos vai confirmar este fato, que já sabem os pobres, as trabalhadoras e trabalhadores que lutam com maiores dificuldades, os agricultores familiares, os pequenos empreendedores, os que constroem a economia solidária, e as pessoas de boa vontade. O presidente Lula iniciou o seu profícuo mandato externando, mais do que um compromisso, um desejo profundo de erradicar a fome no Brasil. Cumpriu a sua palavra e realizou o grande desejo da sua vida. Implantou um conjunto de políticas públicas formadoras do grande projeto de coesão dessas ações: o Fome Zero”, lembrou o petista.

Patrus Ananias, que foi ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Lula, lembrou que desde o início do primeiro mandato do presidente Lula foram implementadas ações e políticas públicas visando a redução das desigualdades sociais. “Em 2004, integramos ao programa nuclear do Fome Zero, o Bolsa Família, responsável direto pela ascensão de milhões de pessoas em todos os municípios desta grande e querida Pátria brasileira. Assim como o Fome Zero, o Programa Bolsa Família é hoje reconhecido em todos os cantos do planeta. Cumpriu de forma esplêndida os seus objetivos, porque veio articulado com outras ações e políticas públicas”, explicou o parlamentar do PT.

Inclusive, acrescentou Patrus Ananias, em 2014 a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) retirou o Brasil do Mapa da Fome, reconhecendo o êxito do Fome Zero. “Esperamos que a fome não retorne ao Brasil com o governo ilegítimo que tomou provisoriamente o poder”.

Patrus Ananias citou ainda outras ações de combate à desigualdade social implantadas nos governos do PT. “As políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, com os restaurantes populares, as cozinhas comunitárias, os bancos de alimentos, o notável Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), da agricultura familiar, que atende nas duas pontas: garante ao agricultor familiar o preço justo na colheita e assegura, com os produtos adquiridos, a segurança alimentar de pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade alimentar; o Luz para Todos, que levou a energia elétrica aos mais distantes rincões do Brasil; o Mais Médicos; Minha Casa, Minha Vida, Pronatec, ProUni, entre outros”, disse.

Agrário – O deputado Patrus Ananias também lembrou os avanços conquistados com as políticas públicas de apoio à agricultura familiar que tiveram início e continuidade nos governos Lula e Dilma. De acordo com Patrus Ananias, que ocupou o Ministério do Desenvolvimento Agrário no governo Dilma, as ações da pasta priorizaram o desenvolvimento da agroecologia e do cooperativismo e agregaram valor à agricultura familiar camponesa através do apoio à implantação de agroindústrias, acesso aos mercados regionais, comercialização, compra direta dos órgãos públicos.

Resistência – Em face do contexto atual do País, o deputado Patrus Ananias defendeu a resistência contra o golpe e na defesa da democracia. “Cabe às forças políticas, sociais, econômicas e culturais comprometidas com o projeto nacional e com as gerações presentes e futuras lutar pelo pleno restabelecimento do Estado Democrático de Direito e pelo respeito à vontade soberana do povo brasileiro manifestada nas urnas”.

Devemos ir além, acrescentou o parlamentar petista, “nesse quadro em que se tornam nítidas as forças políticas e sociais em disputa — de um lado, as forças golpistas do atraso, da submissão aos interesses do dinheiro; do outro lado, estamos nós, com a nossa história, com os nossos compromissos, com os nossos valores humanitários e de justiça —, temos, assim, que reafirmar um novo horizonte de realizações da boa e brava gente brasileira”.

Para Patrus, as alianças no campo democrático-popular devem ir além das paredes do Congresso. “E buscar os movimentos sociais, hoje bem integrados na Frente Brasil Popular e na Frente Povo sem Medo, com as entidades da juventude, com os setores culturais e artísticos, com os estudantes e professores, com os profissionais liberais, com os militantes da economia solidária e os empreendedores democráticos comprometidos com o Estado Democrático de Direito; com as igrejas e tradições religiosas comprometidas com os fundamentos éticos e amorosos que constituem a essência das verdadeiras experiências religiosas”, finalizou.

Gizele Benitz

Foto: Luiz Macedo/Câmara dos Deputados

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex