Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
“Estamos chegando para somar, trabalhando juntos”, afirmou o novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, durante sua cerimônia de posse, realizada nesta terça-feira (6).
Patrus Ananias, que se elegeu recentemente deputado federal pelo PT de Minas Gerais, é natural de Bocaiuva (MG), advogado, doutorando em filosofia e já foi ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome durante o governo do ex-presidente Lula, entre 2004 e 2010.
Patrus, em seu pronunciamento, afirmou que se sente honrado em participar do segundo mandato da presidenta Dilma e vai lutar para manter e aumentar os ganhos obtidos no campo até o momento. “É mais um forte momento, gratificante e desafiador”, disse.
“Temos em síntese um claro compromisso com a eficácia e o resultado das nossas ações, sempre com atenção especial aos mais pobres”, afirmou Ananias.
O novo ministro também mencionou que a relação entre governo e sociedade civil será mais ativa e lembrou que a participação da sociedade é essencial para o desenvolvimento de políticas mais completas e abrangentes. “Queremos manter e ampliar os espaços da democracia participativa, como a Conferência Nacional da Agricultura Familiar”, disse.
Ananias substitui Miguel Rossetto, que ocupou o cargo em 2014 e assumiu a Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR) na sexta-feira (2). Em seu discurso, Rosseto agradeceu a confiança da presidenta Dilma Rousseff.
O novo ministro da Secretaria-Geral também enalteceu as políticas de desenvolvimento do campo que foram executadas nos últimos anos, entre elas, o financiamento de maquinário agrícola, os programas de subvenção de preço, os projetos de reforma agrária e a forte atenção dada às mulheres do campo.
Portal Brasil