Patrus Ananias denuncia Bolsonaro por destruir Bolsa Família, programa que se tornou referência mundial

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputado

O deputado federal Patrus Ananias (PT-MG),  ao comemorar hoje (20) o aniversário de 18 anos do programa Bolsa Família, que retirou milhões de brasileiros da fome e da miséria, denunciou que a iniciativa que se tornou referência mundial foi aniquilada pelo presidente de extrema direita Jair Bolsonaro “com uma farsa chamada Auxílio Brasil”. Ele frisou que o Bolsa Família, criado pelo ex-presidente Lula, tirou o Brasil do Mapa da Fome mundial e agora está sendo destruído por uma medida eleitoreira sem “sequer se saber de onde virão os recursos”.

Patrus denunciou que o chamado Auxílio Brasil é repleto de fragilidades, a começar pela não identificação das fontes de recursos permanentes. O parlamentar criticou a intensão de Bolsonaro de retirar recursos de precatórios para aumentar o valor do auxílio. “Precatórios são dívidas e não garantem recursos permanentes para o Bolsa Família. O programa precisa de recursos permanentes e previstos no Orçamento”, sublinhou Patrus Ananias, ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) – pasta onde foi consolidado o Bolsa Família.

Demagogia eleitoreira

Para o deputado, o Auxílio Brasil não tem consistência, já que é uma norma transitória que possui uma série de fragilidades, como a não fixação de valores e não especificação de critérios para recebimento do benefício. Segundo Patrus, programas sociais e políticas públicas demandam recursos permanentes e previsão orçamentária. “Não podemos implementar políticas sociais à base de recursos temporários”.

Ele lembrou também que é necessário haver a convergência de políticas públicas para “promover a vida, o bem comum e a justiça social”, como ocorreu com a criação do Bolsa Família. Ele recordou que Bolsa Família e Fome Zero foram expressões que se tornaram universais, conhecidas mundialmente em português, pela amplitude que tiveram. “O programa tornou-se referência mundial de política pública de combate à pobreza”, frisou.

Ele lamentou que o governo militar conduzido por Bolsonaro esteja destruindo a estrutura central do Bolsa Família, o principal instrumento de proteção social no País. Em discurso no plenário da Câmara, ladeado por parlamentares do PT, o deputado mineiro recordou que o Bolsa Família nasceu integrado às políticas de saúde e educação, estabelecendo condicionalidades para as famílias receberem o benefício.

Ele listou várias ações agregadas ao programa, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que atendem prioritariamente as famílias mais vulneráveis e beneficiárias do programa; as políticas de Segurança Alimentar e Nutricional; a articulação com programas de geração de renda e de economia criativa, sintonia com a agricultura familiar e medidas para a erradicação do trabalho infantil, entre outras iniciativas.

Uma das conquistas foi a criação e consolidação do Cadastro Único, um instrumento de identificação socioeconômica gerido em parceria com a Caixa Econômica Federal e as prefeituras. Patrus frisou que com os governos Lula e Dilma (de 2003 até o golpe de 2016), o benefício sempre foi pago em dia.

Redação PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex