Partidos do campo democrático-popular defendem união contra extremistas

Em ato suprapartidário nesta quarta-feira (28), em Curitiba, que reuniu no mesmo palco três pré-candidatos à Presidência da República – Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Manuela D’Avila (PCdoB) e Guilherme Boulos (Psol) –, foi proposto um pacto pela união da esquerda brasileira em defesa da democracia e contra o fascismo. “O que nós assistimos nos últimos dias – as agressões, os relhos, as pedras e os tiros – mostra que a democracia não é mais cara para a direita. Precisamos nos unir. Nossas ideias são mais fortes que as balas. Venceremos juntos o fascismo”, defendeu Manuela D’Ávila.

A pré-candidata do PCdoB ressaltou que no ato havia representantes de muitas organizações e partidos do campo democrático popular. “Temos coragem para enfrentar o fascismo e o ódio. Temos ideias e propostas diferentes, mas não podemos nos dividir no que é central, que é o antinacionalismo, a entrega do Brasil, a retirada dos direitos dos trabalhadores e o fim das políticas sociais”, reforçou Manuela.

Guilherme Boulos também destacou as divergências de pensamentos entre os partidos de esquerda, mas enfatizou que elas não “impedem a união para enfrentar o fascismo e o ódio em uma frente democrática entre partidos e candidaturas de esquerda”. Na avaliação de Boulos, com o fascismo não se brinca, não se conversa. “Ele precisa ser enfrentado enquanto há tempo. Por isso, é importante que a gente tenha essa maturidade de sentarmos e juntos buscarmos a unidade democrática, porque só com a nossa unidade venceremos o fascismo”, alertou.

O pré-candidato do Psol disse que também foi a Curitiba para levar a “mais sincera” solidariedade a Lula e à militância petista, que receberam agressões “covardes e criminosas”. Em referência aos extremistas, disse que “essa gente já passou de qualquer limite, plantando as perigosas sementes do fascismo no País”. Acrescentou ainda que as balas que atingiram a caravana têm a mesma origem das que mataram Marielle Franco, vereadora do do Psol do Rio.

Entusiasmo – O senador João Capiberibe (PSB-AP) participou do ato suprapartidário e também defendeu a união das esquerdas. “Vim de longe para dizer que precisamos de unidade, de unir o povo brasileiro contra esse fascismo que ameaça tomar conta do Brasil”. Capiberibe se disse entusiasmado com a frente democrática de esquerda. E garantiu: “onde a democracia estiver em perigo eu vou lá lutar, conte comigo, conte com o PSB”.

Juliano Medeiros, presidente nacional do PSol, também pontuou a relevância da mobilização em Curitiba. “Esse é um ato histórico, porque o momento é muito grave. É o dia em que a esquerda deixa de lado suas diferenças para reafirmar seu compromisso com a democracia, com as liberdades políticas, com o livre direito de manifestação”, afirmou. Em repúdio à intolerância, ele relembrou casos recentes de violência: o assassinato de Marielle Franco; a chacina que vitimou cinco jovens no último domingo, em Maricá (RJ); e o atentado sofrido pela Caravana Lula.

O presidente do Psol encerrou confirmando o apoio do partido na construção de uma resistência. “Se eles acham que vão destruir a democracia sem luta, estão muito enganados. Vamos fazer frente a tudo isso”, completou.

Esperança – Outra presença marcante no ato suprapartidário foi a do senador Roberto Requião (MDB), que já governou o Paraná por três vezes. Ele disse que fez questão de estar ali para dar as boas-vindas ao futuro presidente do Brasil. Requião citou os avanços sociais, trabalhistas, econômicos e de soberania nacional assegurados nos governos Lula e Dilma e denunciou a forma como esses direitos estão sendo destruídos com o golpe parlamentar.

“Há uma esperança do referendo revogatório, da devolução de dignidade do povo brasileiro com a candidatura do Lula. Por isso, eles querem encarcerar o ex-presidente, querem prender a esperança. Mas a esperança de um povo não pode ser encarcerada. O povo tem o direito de decidir o seu destino, e eu quero votar Lula”, finalizou.

Vânia Rodrigues

Foto: Ricardo Stuckert

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100