Parque no Piauí será maior unidade de conservação da Caatinga

confusoes_O Parque Nacional da Serra das Confusões, uma das paisagens mais deslumbrantes do estado do Piauí será a partir de março a maior unidade de conservação da Caatinga ao incorporar aos seus quase 5,5 mil hectares parte da área da Serra Vermelha. Situado ao sul do estado em um bioma de transição com o Cerrado, o Parque preserva, ainda, sítios históricos de valor inestimável, além de ser um importante destino turístico do Nordeste.

A decisão é resultado do acordo fechado na última semana pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Ministério do Meio Ambiente e o governo do Piauí. As áreas de maior altitude da Serra Vermelha passam a integrar a área protegida, e a agropecuária poderá explorar as áreas mais baixas. O decreto ampliando o Parque deverá ser assinado no início de março pelo presidente Lula.

Para o deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), a conservação do parque pode incentivar a consciência ambiental e o turismo em todo o estado. “Já debatemos a questão ambiental a nível mundial e é um consenso que é preciso proteger nossos biomas. O nordeste é talvez a região que mais precisa dessa proteção e essa decisão vai repercutir de forma positiva, tanto na produção agropecuária dos pequenos produtores, quanto no turismo estadual e nacional do meu estado”, disse.

O acordo prevê a incorporação da reserva legal de 20% das propriedades, como é previsto pelo Código Florestal para o bioma Caatinga, pelo Parque. A medida é destinada a atender aos produtores que atuam no entorno daquela Unidade de Conservação e assegurar uma área maior para a produção.

O parlamentar lembra que há outras localidades no Piauí a serem preservadas e trabalhadas para o turismo. “Essa decisão reflete diretamente em outros pontos de preservação ecológica do Piauí, mas que não são conhecidos. Como as pessoas geralmente são curiosas, combinar o turismo e a produção local, influenciará fortemente no desejo de conhecer outros pontos turísticos do estado, que também precisam de desenvolvimento sustentável”, completou.

Ministério do Meio Ambiente com Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também