Parlasul quer acelerar incorporação da Bolívia no Mercosul

drrosinhagushta

Foto: Gustavo Bezerra

O Plenário do Parlamento do Mercosul (Parlasul) aprovou, em sessão realizada na última segunda-feira (9), em Montevideo (Uruguai), recomendação para acelerar a incorporação da Bolívia como Estado parte do Mercosul. A Bolívia solicitou a adesão ao bloco em dezembro de 2012. Hoje, o Mercosul é integrado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Na sessão, que contou com a participação do presidente do Uruguai, José Mujica, também foi aprovada por unanimidade proposta para criar uma subcomissão permanente sobre o tema Ilhas Malvinas. O Parlasul também aprovou um pedido de informação sobre o acordo de associação entre Mercosul e União Europeia.

 “Ao aprovar isso, o Parlamento está cumprindo com uma de suas atribuições, que é justamente acompanhar os processos de negociações e elaborar pedidos de informação quando não tem acesso”, disse o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), integrante da representação brasileira. “Os parlamentos nacionais e o próprio Parlasul não têm acompanhado o processo negocial entre Mercosul e União Europeia. Não se sabe sequer quais propostas que estão sendo discutidas. Estamos buscando mais transparência.”

Já o parlamentar argentino Jorge Landau elogiou a criação da subcomissão sobre as Ilhas Malvinas. Segundo ele, as ilhas, também chamadas de Ilhas Falkland, são hoje “um enclave colonialista na região”. A Argentina reivindica, junto à Organização das Nações Unidas (ONU), o reconhecimento de que as Ilhas Malvinas são território argentino. Essas ilhas são ocupadas pelo governo britânico desde 1833.

Argentina e Inglaterra lutaram pelo território em 1982, na chamada Guerra das Malvinas, que foi vencida pela Inglaterra. Após a guerra, a Argentina optou por reivindicar o território no âmbito da ONU.

Na reunião do Parlasul, a Comissão Interministerial do Porto de Águas Profundas apresentou relatório técnico do porto que será construído entre os balneários “El Palenque” e “Puerta del Sol”, no Uruguai. José Mujica salientou a importância do projeto tanto para o Uruguai quanto para a região. Segundo o presidente, com o novo porto, haverá aumento das vias de comunicação, além da diminuição dos custos de transporte na região.

O Parlasul volta a se reunir no dia 7 de julho.

Agência Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex