Parlasul emite declaração de solidariedade à Argentina

parlasul-07-07-14

O Parlamento do Mercosul (Parlasul) aprovou por unanimidade, em sessão realizada nesta segunda-feira (7), em Montevidéu, Uruguai, uma declaração de solidariedade à Argentina no processo de reestruturação de sua dívida externa, que enfrenta a oposição de alguns agentes especulativos, os chamados “fundos abutres”.

O documento critica as decisões de tribunais dos Estados Unidos – em novembro de 2012, por um juiz de  Nova Iorque, e em junho passado, pela Suprema Corte – em favor dos fundos especulativos e afirma que as mesmas põem em risco “não só a resolução cooperativa da crise da dívida soberana dos estados”, mas também “condiciona severamente a estabilidade e o desenvolvimento social e econômico” da Argentina.

A declaração lembra ainda que “os fundos especulativos promoveram a crise sistêmica da economia mundial em 2008, a partir da crise do ‘subprime’ nos Estados Unidos e agora querem pôr a Argentina de joelhos, com a anuência da Corte Suprema dos Estados Unidos, para retirar a última gota de sangue da sua economia e do esforço nacional para a produção de bens e serviços necessários para a vida dos argentinos”.

Os deputados Newton Lima (PT-SP), presidente da Representação Brasileira do Parlasul, Dr. Rosinha (PT-PR) e a deputada Iara Bernardi (PT-SP) elogiaram a nota e engrossaram o coro das críticas à posição dos tribunais norte-americanos. “Essa declaração é importante, inclusive porque foi aprovada por unanimidade, e representa a condenação dos parlamentos de cinco países a decisões tomadas em tribunais dos Estados Unidos que ferem os direitos da Argentina e são um atentado contra a soberania deste País”, afirmou Dr. Rosinha.

Os “fundos abutres” são credores que detém cerca de 7% da dívida argentina, após comprarem os títulos a valores irrisórios durante o colapso econômico de 2001, e se negaram a aceitar a proposta do governo argentino de pagar com desconto o valor devido. Do montante total da dívida, 92,4% foi incluído em negociações feitas em 2005 e 2010 e o País conseguiu descontos de até 70%. No pleito à Corte Suprema dos EUA para anular a decisão do juiz Thomas Griesa, de Nova Iorque, a Argentina recebeu o apoio dos governos de Brasil, França e México, além de personalidades como o vencedor do Nobel de Economia Joseph Stiglitz.

Confira no link abaixo a íntegra (em espanhol) da declaração do Parlasul.

https://t.co/Tc19Ee7v8K

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100