O embaixador Ruy Pereira, delegado permanente do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) e ao Mercosul (Brasaladi), reuniu-se nesta semana com o deputado Newton Lima (PT-SP), presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), para debater a retomada dos trabalhos do Parlamento Regional. O encontro ocorreu na Comissão de Desenvolvimento Econômico e contou com a presença do presidente do colegiado, deputado Ângelo Agnolin (PDT-TO).
Newton Lima destacou a necessidade de uma atuação sistemática, efetiva e protagonista da Representação Brasileira junto aos países do Mercosul. “Para nós, o que importa é ver o Parlasul funcionar”, disse. Uma das questões tratadas foi o retorno do Paraguai às atividades do bloco. O país está suspenso desde junho do ano passado, quando o presidente Fernando Lugo foi afastado do cargo, mediante processo de impeachment.
Para o embaixador Ruy Pereira, a questão é importante e deve ser tratada com cautela. Para garantir a estabilidade no bloco, ele defende que a negociação entre os países seja mediada pelo Parlasul. “As bancadas do Parlamento do Mercosul têm o papel de ajudar no retorno do Paraguai”.
Pereira rebateu a ideia de que no Mercosul há exercício de livre comércio. “O Mercado Comum do Sul é um exercício do comércio administrado pelos governos. Nossa indústria vende aqui (América do Sul) e precisamos do Mercosul para vender”, finaliza.
Com a situação do Paraguai ainda indefinida, não há previsão para uma reunião do Parlasul.
Assessoria Parlamentar