O Parlamento do Mercosul (Parlasul) vai retomar seus trabalhos com duas sessões agendadas para o dia 7 de abril. A primeira delas será uma sessão especial destinada à votação de mudanças no Regimento Interno do parlamento. A segunda será uma sessão ordinária, durante a qual os parlamentares dos cinco países do bloco – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela – poderão retomar os seus trabalhos legislativos.
A realização das duas sessões foi anunciada após reunião da Mesa do Parlasul em Montevidéu, na segunda-feira (17), da qual participaram os deputados Newton Lima (PT-SP), presidente da Representação Brasileira, e Dr. Rosinha (PT-PR), e o senador Roberto Requião (PMDB-PR).
Na primeira sessão deste ano, os parlamentares do bloco devem aprovar a ampliação – de seis meses para um ano – do tempo do mandato do presidente do Parlasul.
Também deverá ser adotada uma mudança regimental que exigirá maiorias mais qualificadas para a tomada de decisões do parlamento. Isto porque, se Paraguai e Uruguai mantêm suas bancadas de 18 parlamentares cada, Argentina, Brasil e Venezuela passam a ser representados, respectivamente, por 26, 37 e 23 parlamentares.
Agência Câmara com PT na Câmara