O presidente do Parlamento do Mercosul, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), anunciou nesta segunda-feira (29), de Montevideo, no Uruguai, moção aprovada na sessão de hoje sobre a crise institucional do Brasil.
Segundo informou, em vídeo, a moção destaca três pontos:
– Manifesta preocupação com a grave situação institucional do Brasil, que gera problemas sociais e políticos, não só no Brasil, mas na região do Mercosul, e exorta para a resolução dos problemas, respeitando a soberania do povo.
– Rechaça a militarização e a repressão violenta às quais as manifestações brasileiras têm sido vítimas e apoia pronunciamento da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a Oficina Regional para a América do Sul, do alto comissariado das Nações Unidas para os direitos humanos, que fizeram duras críticas ao Brasil por essas repressões.
– Recomenda à Comissão de Direitos Humanos do Parlamento do Mercosul acompanhar a crise institucional, política e social no Brasil.
Hoje tivemos um dia muito importante no @PARLASUR: aprovamos uma moção sobre a crise no Brasil e uma visita à Venezuela. Veja: pic.twitter.com/uG4GqetfFZ
— Arlindo Chinaglia (@achinaglia) May 29, 2017