Foto: Agência Câmara
A Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul (Parlasul) reuniu-se na segunda feira (18), em Montevidéu, no Uruguai, e discutiu o calendário das sessões plenárias em 2015, assuntos administrativos e o funcionamento do Parlasul. De acordo com o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), vice-presidente do Parlamento, neste primeiro momento foram traçadas as diretrizes quanto à organização dos trabalhos.
Por unanimidade, a Mesa decidiu pelo envio de correspondência ao Conselho do Mercado Comum (CMC), órgão supremo do Mercosul cuja função primordial é a condução política do processo de integração, pedindo aos Países membros devedores que regularizem seus aportes financeiros junto à instituição.
Além disso, foi lembrada a importância da presença de uma comitiva que represente o Parlasul na reunião de cúpula dos chefes de Estado do Mercosul, prevista para o dia 17 de julho, em Brasília. Os membros presentes ressaltaram a importância estratégica da existência do bloco econômico do Mercosul para o desenvolvimento da América Latina.
Ficou resolvido que as próximas reuniões da Mesa Diretora se realizarão em junho, na sede do Parlasul em Montevidéu; e em julho, em Brasília, durante a cúpula de presidentes do Mercosul. A sessão plenária do Parlasul foi agendada para agosto. As datas ainda não foram divulgadas. As informações são da Agência Câmara.
Agência Câmara