Deputados da Bancada do PT na Câmara participaram de missão oficial da Marinha no Estaleiro e Base Naval de Submarinos (EBN), em Itaguaí – Rio de Janeiro – e no Centro Experimental de Aramar, em Sorocaba – São Paulo, na última semana. Durante a visita técnica os parlamentares tiveram a oportunidade de acompanhar a evolução do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) e do Programa Nuclear da Marinha do Brasil. “É um programa fantástico, que coloca o Brasil entre os cinco países do mundo com capacitação técnica para construção de submarino nuclear. E, o mais importante, tudo com 100% de tecnologia e conteúdo nacional”, afirmou o deputado Ságuas Moraes (MT), um dos representantes da bancada petista na missão.
O Prosub prevê a construção de quatro submarinos convencionais (diesel-elétrico) e do primeiro submarino de propulsão nuclear do Brasil. A previsão é que em 2018 dois submarinos convencionais sejam concluídos e a propulsão nuclear ficará pronta em 2020.
O deputado Ságuas Moraes explicou que o Prosub foi pensado desde 1975, mas que somente em 2006, ainda no primeiro governo Lula, ele saiu do papel. “O governo do PT sempre priorizou os investimentos em conteúdo nacional. O presidente Lula teve a preocupação em estimular e reerguer a nossa indústria naval e o estaleiro em Itaguaí foi inaugurado em 2013, pela presidenta Dilma Rousseff”, acrescentou.
Esse desenvolvimento tecnológico da Marinha brasileira, na avaliação de Ságuas, é estratégico para a segurança nacional e também para os avanços na área de rádiofármacos. “Conhecer essa experiência nos deixa em alerta para evitar que esse governo ilegítimo e entregador das nossas riquezas nacionais corte recursos ou paralise o programa”, enfatizou.
Submarinos – Considerado projeto estratégico para soberania nacional os submarinos irão reforçar a proteção dos nossos 4,5 milhões de quilômetros de costa, a chamada Amazônia Azul, de onde é retirado 90% de nosso petróleo e por onde passa 95% do comércio exterior. A execução desse projeto estratégico de alta tecnologia fica a cargo da Marinha do Brasil em parceria com a empresa francesa DCNS – Direction des Constructions Navales et Services, com transferência de tecnologia que promove a nacionalização de equipamentos e avanços nas áreas da ciência e tecnologia.
A expertise na construção do submarino de propulsão nuclear vai colocar o Brasil no seleto grupo de nações – Estados Unidos, França, Reino Unido, China e Rússia – que detém a tecnologia para o desenvolvimento desse tipo de submarino. Posição com grande repercussão no cenário internacional já que esses países são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.
A propulsão nuclear será aplicada a submarinos para fins pacíficos e também para produção de energia elétrica. O programa nuclear prevê ainda a construção do reator multipropósito que poderá garantir a autossuficiência do Brasil na produção de radioisótopos, principalmente de radiofármacos. O projeto é desenvolvido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).
Além do deputado Ságuas, também representaram a Bancada no PT na missão oficial da Marinha os deputados petistas Luiz Sergio (RJ), Luiz Couto (PB), e Nelson Pellegrino (BA).
Participaram ainda da vista o senador Aloysio Ferreira (PSDB-SP), a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) e os deputados Vinicius Carvalho (PRB-SP), Subtenente Gonzaga (PDT-MG), Celso Pansera (PMDB-RJ) e Gilberto Nascimento (PSC-SP).
PT na Câmara com assessoria Parlamentar
Foto: Vanessa Marques