Parlamentares reagem contra o fim do Programa Ciência sem Fronteiras

MENDONCA MAOSDETESOURA

A mão pesada e maléfica do governo golpista de Michel Temer atinge em cheio o Programa Ciência Sem Fronteiras. O ilegítimo anunciou, no final de semana, o fim de um dos programas sociais que era a “menina dos olhos” do primeiro mandato da presidenta Dilma Rousseff. Criado em 26 de julho de 2011 o programa promovia intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação no exterior com o objetivo, entre outros, de buscar conhecimento em sistemas educacionais competitivos principalmente em relação à tecnologia e inovação. Com o seu término, o programa atenderá apenas a pós-graduação.

Em nota, o ex-ministro da Educação, Aloizio Mercadante, revelou que o desmonte do programa atingirá negros, jovens e famílias de baixa renda. Segundo o ministro, dos alunos que participaram do Ciência Sem Fronteiras, 26,4% são negros; 25% são jovens de famílias com renda até três salários mínimos; e mais da metade são de famílias com renda de até seis salários mínimos.

“Mais uma vez, a sociedade paga pelos retrocessos e desmandos na educação. Sofrem, principalmente, os mais pobres que, em razão da renda, dificilmente terão a oportunidade de estudar no exterior, como faziam com o suporte do Ciência Sem Fronteiras”, diz a nota.

Nas redes sociais, parlamentares da bancada do PT reagiram a mais uma medida que vai prejudicar aos que mais precisam. “Lamentável o encerramento do programa Ciência Sem Fronteiras pelo governo Temer. Querem nos transformar em quintal do Império”, criticou o deputado Nelson Pelegrino (PT-BA).

Para o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), o fim do programa “é mais um crime de lesa-pátria contra o povo brasileiro, mas Lula vai reverter isso”. “Tudo que avisamos sobre o que viria com o golpe está se confirmando. Agora, acabou o Ciência sem Fronteiras – programa que só a China fez igual”, lamentou Pimenta.

Manifestou também na sua conta do Twitter o deputado Afonso Florence (PT-BA): “Temer acaba com o Ciência sem Fronteira. Para golpistas, só filhos de ricos estudam no exterior. Filhos de trabalhadores, negros, indígenas, não”, denunciou.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) e o deputado José Guimarães (PT-CE) reforçaram a indignação com a atitude do ilegítimo.

“Temer acaba com tudo que criamos. Agora, é o Ciência sem Fronteiras, hoje com 30 mil alunos nas melhores universidades do mundo”, observou Rosário.

“Mais um golpe contra a juventude. Temer acaba com um programa vitorioso: o Ciência Sem Fronteiras! Mais 30 mil alunos prejudicados! ”, lamentou Guimarães.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex