Parlamentares, ex-ministros e representantes do setor da pesca do país, defenderam nesta quarta-feira (16), uma ampla mobilização no parlamento, governo e pescadores para impulsionar a pesca e a aquicultura no país. A defesa foi feita durante cerimônia de relançamento da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura.
Membro da frente, o deputado Pedro Eugênio (PT-PE), lembrou que o setor avançou bastante durante o governo do presidente Lula, mas disse que ainda existem muitos desafios à frente. O parlamentar defendeu programas de capacitação de pescadores e melhoria na frota de barcos pesqueiros. “Temos que pensar programas de capacitação, especialmente para os jovens. Outro desafio, é reestruturarmos as empresas de pescado nacional, para que elas possam adquirir embarcações pesqueiras, capazes de explorar o atlântico sul”, disse.
Presente no evento, a deputada Luci Choinack (PT-SC), disse que vai trabalhar para desenvolver o setor, inclusive criando mecanismos para ampliar o consumo do pescado no Brasil. “A presidenta Dilma já manifestou o desejo de que o país seja líder na produção de pescado, tanto em águas doce, quanto em salgada. Internamente, vamos trabalhar para incluir o peixe na merenda escolar, em um programa semelhante ao que já possuímos na agricultura familiar”, defendeu. Luci foi autora do projeto de lei que instituiu o seguro defesa no Brasil, aprovado em 1992.
Avanços – De acordo com o ex-ministro da Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin, nos últimos dois anos o setor da pesca cresceu cerca de 15% no Brasil. Já a aquicultura, de acordo com o ex-ministro, teve um crescimento ainda melhor (43%). O consumo de peixe no Brasil também cresceu 40% nos últimos sete anos, informou Gregolin.
Edmilson Freitas