Boletim 80 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 16/05/2018 – 22h
- A deputada estadual gaúcha e pré-candidata do PCdoB à presidência, Manuela D’Avila, visitou nesta quarta-feira (16) a Vigília #LulaLivre, em Curitiba, e participou da saudação de boa tarde ao presidente Lula. Durante o discurso realizado na Praça Olga Benário, Manuela convocou todos a se unirem na campanha pela liberdade de Lula. “Nossa pré-candidatura é também instrumento de luta pela liberdade de Lula. Lula livre é a bandeira que deve unir a todos”. Após a conversa com os militantes, Manuela concedeu coletiva de imprensa na tenda da comunicação, quando também defendeu a sua participação, de Lula e do PT nos debates eleitorais, além de denunciar a perseguição política de parte da imprensa e do Judiciário, que tentam impedir o ex-presidente de disputar as eleições deste ano.
- Mais de 30 parlamentares de países como França, Irlanda e Espanha divulgaram uma nota pedindo que democratas de todo o mundo também reajam contra a prisão de Lula. Na carta, eles criticam a parcialidade do Judiciário, o complô da mídia e a interferência do Exército na crise política e jurídica. Leia a nota “Lula e o Brasil: uma situação alarmante” na íntegra: https://www.cut.org.br/noticias/parlamentares-europeus-convocam-democratas-a-reagir-contra-prisao-de-lula-dde8
- Aconteceu nesta quarta-feira (16), em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília, mais uma manifestação contra a prisão política de Lula. Diariamente, manifestantes estendem uma faixa expondo os dias em que o ex-presidente está preso injustamente. O gesto será repetido todos os dias em frente à Suprema Corte do Brasil, como uma forma escancarar ao mundo o caráter político da prisão de Lula e a participação do Judiciário no processo golpista.
- A presidenta legitimamente eleita Dilma Rousseff defendeu em entrevista ao programa Hard Talk, da BBC, exibido nesta quarta-feira (16), que o ex-presidente Lula é o nome para estabilizar as condições democráticas e as instituições brasileiras. “Nós achamos que o presidente Lula teve uma grande participação no passado, tem no presente e terá no futuro porque Lula é um conciliador. Ele nunca foi uma pessoa radical que não soubesse construir consensos”, afirmou Dilma. Leia mais:
http://www.pt.org.br/dilma-lula-e-necessariamente-uma-presenca-na-reconstrucao-do-brasil
- A Executiva Nacional do PT divulgou nota, na noite desta quarta-feira (16), criticando a “truculenta reação do chanceler golpista, Aloysio Nunes Ferreira, à manifestação de seis importantes e representativos ex-chefes de estado e de governo europeus, pelo direito de Lula ser candidato”. A nota afirma ainda que a postura de Aloysio Nunes “expõe o nível rasteiro a que foi rebaixada a diplomacia brasileira desde que passou a ser comandada por José Serra e seu atual sucessor”. Leia a nota completa: http://www.pt.org.br/nota-do-pt-resposta-ao-ministro-das-relacoes-exteriores/
Boletim 80 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Curitiba – 16/05/2018 – 22h