Parlamentares da Bancada do PT na Câmara receberam com entusiasmo a indicação, nesta quarta-feira (16), do ex-presidente Lula para assumir a Casa Civil do governo da presidenta Dilma Rousseff. Para eles, o presidente que teve a maior aprovação da história do País vai contribuir para que o Brasil enfrente o desafio de superar a crise que atinge os cenários nacional e mundial.
Leo de Brito (AC) – “O ex-presidente, com sua experiência, com sua credibilidade, vai colaborar muito para que o Brasil sepulte, de uma vez por todas, essa crise política. Que o golpe institucional, que está sendo promovido aqui nesta Casa e que chamam de impeachment, seja enterrado de uma vez por todas”.
Bohn Gass (RS) – “O presidente Lula no Governo, seja pela sua capacidade gerencial e política, pelo seu reconhecimento nacional e internacional, é a melhor das notícias para o Brasil! Para quem quer gerar emprego e desenvolvimento é uma boa notícia. É obvio que a oposição, que cria crises e torce pela destruição do Brasil, não gostou disso. Lula, como sempre, está no time de frente para defender o Brasil contra os que torcem pelo contrário”.
Leonardo Monteiro (MG) – “Em 2002, quando este País estava no fundo do poço, o desemprego de que reclamamos hoje, naquela época, era mais do que o dobro, e o ex-presidente Lula recuperou este País, colocou o País no rumo certo. A nossa esperança, a nossa expectativa é a de que isso vai acontecer de novo”.
Caetano (BA) – “Com Lula e sua experiência no comando do governo, juntamente com Jaques Wagner e Berzoini, tenho certeza de que o Brasil vai sair da crise e retomar o desenvolvimento. Sob o comando da Presidenta Dilma, mas com uma equipe que possa dialogar com o Congresso Nacional, com a sociedade brasileira, o País vai retomar o desenvolvimento, recuperar o emprego, a renda, para que o povo brasileiro volte a sorrir”.
Moema Gramacho (BA) – “Lula tem uma capacidade de articulação importante para interferir e ajudar a diminuir a crise política. E, diminuindo a crise política, que intensificou a crise econômica, nós poderemos deixar esta paralisia em que se encontra o País, já que a oposição, de uma forma irresponsável, quer fazer com que a Nação se afunde na crise para, depois, dar continuidade ao seu intento: vender o País, como vendeu a preço de banana as nossas principais estatais”.
José Airton Cirilo (CE) – “A vinda do ex-presidente Lula é muito bem-vinda nesse momento, até para ele resgatar e retomar o seu legado. Por isso, felicito a escolha da Presidente Dilma; parabenizando-a por essa decisão. Eu tenho certeza que, daqui para frente, nós vamos retomar uma articulação política para construir o futuro dessa Nação esplendorosa que nós somos”.
Assis Carvalho (PI) – “Quero louvar a posição do nosso grande líder Lula, que assume uma função importante no País para ajudar a organizá-lo. Lembro que 54 milhões de brasileiros deram a quem ganhou as eleições a condições de indicar os ministros. Então, a oposição tem que compreender isso, respeitar esta posição e ter tranquilidade”.
Ságuas Moraes (MT) – “Quero dizer, em relação ao ex-presidente Lula, que sua capacidade gerencial e de articulação política são inquestionáveis. O ex-presidente já provou a sua capacidade extraordinária, enquanto presidente deste País. Então, é mais do que legítimo que ele assuma o ministério”.
Padre João (MG) – “Que o ex-presidente Lula seja sempre bem- vindo, para retomar para valer o Minha Casa Minha Vida, para fazer a reforma agrária, ampliar e aprofundar as políticas sociais, para avançar nas relações internacionais. Ele será, com certeza, um grande ministro que dará uma grande guinada na economia em direção aos mais pobres”.
Benildes Rodrigues
Foto: Foto: Roberto stuckert filho/PR