Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna nesta terça-feira (22) para elogiar a sanção, pela presidenta Dilma, da medida provisória que institui o Programa Mais Médicos, que tem o objetivo de levar profissionais brasileiros e estrangeiros para atender a população em áreas carentes das periferias de grandes cidades e no interior do país. O texto foi aprovado pela Câmara e Senado no início do mês.
A deputada Dalva Figueiredo (PT-AP) ressaltou que o Mais Médicos “é só o início de uma profunda mudança na área da saúde do país”.
O deputado Fernando Ferro (PT-PE) afirmou que o programa “inicia uma fase importante da estruturação do atendimento no País, não apenas com a chegada de médicos, mas com a organização e a ampliação dos cursos de medicina em todo o País”.
A deputada Margarida Salomão (PT-MG) destacou que o Brasil “inaugura uma nova era em favor da população brasileira”.
Para o deputado Marcon (PT-RS), com o Mais Médicos “o governo coloca à disposição dos municípios e da população recursos para pagar os médicos, para infraestrutura, e também abre um leque para que possam vir médicos de outros países”.
O deputado Amauri Teixeira (PT-BA), destacou notícia dada hoje pelo ministro Alexandre Padilha, da Saúde, de que o ministério e a Agência Nacional de Saúde Suplementar baixou uma norma dando direito aos usuários de planos de saúde a mais 87 procedimentos, incluindo 37 medicamentos orais para tratamento
domiciliar de câncer e novos exames. A nova lista passa a valer a partir de janeiro e a regra vale para beneficiários de planos de saúde individuais e coletivos.
Os deputados Ságuas Moraes (PT-MT) e Sibá Machado (PT-AC) também destacaram a importância das medidas para promover a saúde do povo brasileiro.
Gizele Benitz