Parlamentares e entidades fazem mobilização em defesa do setor da Educação

 

FatimaManchete

Foto: Gustavo Bezerra

Durante a 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que será realizada entre 23 e 25 de abril, o Poder Legislativo será o foco das principais reivindicações dos profissionais da educação de todo o País, já que é na Câmara e no Senado que tramitam matérias decisivas para o futuro do setor.

O apelo que se volta ao Parlamento brasileiro é para, entre outros pontos, aprovar o Plano Nacional de Educação; estabelecer a Lei de Responsabilidade Educacional; criar o Sistema Nacional de Educação, destinar 100% dos royalties do petróleo para a educação e regulamentar a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da negociação coletiva no serviço público.

Esses pontos integram a pauta de reivindicações da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que está organizando a mobilização em todo o Brasil e preparando uma greve nacional de três dias. Um dos objetivos da paralisação é também cobrar dos governos estaduais o cumprimento do piso nacional do magistério. Como parte da mobilização, estão previstos ainda atos na Câmara dos Deputados, em Brasília, e nas sedes dos governos estaduais e municipais em todo o Brasil.

“O ato tem um significado político muito especial, porque é mais um passo que será dado para fazer avançar a agenda em defesa da educação pública do Brasil”, avalia a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), coordenadora do Núcleo de Educação do PT na Câmara e responsável pela organização da mobilização que será feita no Parlamento durante a 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública.

Está prevista para as 11h de quarta-feira (24) uma audiência de representantes da educação com os presidentes da Câmara e do Senado, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Logo em seguida, às 11h30, trabalhadores da educação realizam um ato no Hall da Taquigrafia, na Câmara.

A deputada, ao destacar a importância do protagonismo da CNTE e de todas as entidades que farão parte das manifestações em Brasília, dimensiona a relevância de cobrar de deputados e senadores a definição de temas cruciais ao País. “É extremamente oportuno que, neste momento, essa mobilização envolva o Legislativo, pois é nele que está em discussão uma série de matérias decisivas para o presente e para o futuro do Brasil”, afirma.

No geral, o objetivo da CNTE é garantir a valorização dos profissionais da educação, chamando os governos à responsabilidade de cumprir integralmente a Lei do Piso do Magistério e de prover salários dignos, carreiras atraentes, jornadas compatíveis com as demandas profissionais e condições adequadas de trabalho.

Tarciano Ricarto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex