Parlamentares do PT visitam Cuba e repudiam bloqueio econômico dos EUA à ilha

Foto: Assessoria Parlamentar

Nesta semana, três parlamentares da bancada do PT na Câmara visitaram Cuba com o objetivo de expressar solidariedade ao povo daquele país, vítima de bloqueio econômico dos Estados Unidos há mais de 60 anos. Os deputados Dimas Gadelha (PT-RJ), Valmir Assunção (PT-BA) e Washington Quaquá (PT-RJ) mantiveram também contatos com parlamentares e autoridades do governo cubano para sondar oportunidades de estreitamento das relações entre Brasil e Cuba nas áreas econômica, cultural e de cooperação técnica e científica.

Os deputados, entre outras atividades, representaram o Parlamento brasileiro no Encontro Internacional de Solidariedade a Cuba, que reuniu mais de mil delegados estrangeiros na ilha caribenha na terça (2/05). Participaram do encontro o presidente cubano Miguel Diáz-Canel, além de dirigentes sindicais, partidários e movimentos sociais.

Assunção explicou que se trata de uma atividade que discute os problemas do bloqueio econômico ao país, imposto pelos Estados Unidos desde 1960. “Obviamente tal bloqueio prejudica a economia e as relações internacionais de Cuba. E mesmo assim, o país é uma referência importante para políticas educacionais e de saúde. Vale destacar que Cuba foi o primeiro país a erradicar o analfabetismo em seu território e, por meios de acordos de cooperação, envia médicos para o mundo inteiro. Essas políticas devem ser exemplos para o Brasil”, disse o parlamentar baiano.

Presidente cubano, Miguel Diáz-Canel, com o deputado Valmir Assunção. Foto: Divulgação Mandato

Bloqueio criminoso

Valmir Assunção, que foi também para participar das festividades do 1º de Maio, na praça da Revolução, observou que este ano a comemoração não foi realizada em função das dificuldades que o país enfrenta no fornecimento de combustível. A ilha, por causa do bloqueio dos EUA, tem restrições na compra de petróleo. “Devido ao criminoso bloqueio econômico, navios que aportem em Cuba não podem atracar em portos dos EUA”, explicou Assunção.

Mesmo com a sabotagem dos EUA, “o povo cubano resiste há mais de 60 anos”, contou o parlamentar. A ilha caribenha teve grandes prejuízos durante a pandemia de Covid-19, dado o impacto na atividade turística, principal fonte de recursos de Cuba. “Mas a atividade está em plena recuperação, os cubanos estão retomando a vida, e resistem bravamente aos EUA, que em seis décadas vêm tentando aniquilar o país”.

Os deputados Washington Quaquá e Dimas Gadelha visitaram na quinta-feira o Porto de Mariel, construído por empresas brasileiras. Houve reunião com a diretora geral da Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel e também deputada federal cubana Ana Teresa Igarza Martínez. “Pudemos ver a grandiosidade do projeto e as imensas oportunidades para os empresários e para todo tipo de empreendedorismo brasileiro”, disse Quaquá. “ Cuba e o Porto de Mariel podem e têm que ser nosso centro logístico para acessar as economias da ilha e do Caribe”, completou.

Nesta semana, os deputados petistas, junto com outros parlamentares brasileiros, visitaram também a Assembleia Nacional, equivalente ao Congresso brasileiro. Lá, trataram do incremento das relações entre os parlamentos dos dois países. A comitiva brasileira expressou solidariedade a Cuba e a disposição de contribuir para a aproximação do Brasil com a ilha tanto no campo econômico e comercial como também em áreas de interesse mútuo, como biotecnologia, produção de vacinas e de alimentos, turismo, energia etc.

A delegação parlamentar brasileira participou também da Feira Internacional de Turismo, promovida pelo governo cubano.

Redação PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também