Parlamentares do PT comemoram anulação da condenação de Lula e a restituição de seus direitos políticos

Parlamentares da Bancada do PT afirmaram que a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao declarar a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba nas decisões que culminaram com a condenação do ex-presidente Lula, é o capítulo final da farsa jurídica montada pelo ex-juiz Sérgio Moro para prender Lula injustamente e tirá-lo da disputa presidencial de 2018 com o objetivo de eleger Bolsonaro. Para os petistas, com a anulação das condenações e a restauração dos direitos políticos de Lula, o Brasil volta a ter esperança de um futuro melhor.

Segundo o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Bohn Gass (PT-RS), com essa decisão a farsa montada contra Lula finalmente terminou. “Com a decisão de hoje, faz-se, finalmente, Justiça ao maior líder popular da história do Brasil. Lula jamais deveria ter sido considerado inelegível, porque o que se montou contra ele foi uma farsa. Mas, ao que parece, essa farsa está chegando ao fim. Agora, vamos com ele reconstruir o Brasil. Nossa alegria só não é maior porque não esquecemos das mais de 265 mil famílias que ainda choram seus mortos pela pandemia”, disse o petista.

Em um pronunciamento na tribuna da Câmara, a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), comemorou a vitória obtida por Lula, mas lamentou que tenha demorado 5 anos para acontecer. “Fachin reconheceu hoje a ilegalidade dos processos contra Lula, reconheceu que a 13ª Vara Federal de Curitiba não deveria ter julgado o ex-presidente porque ela analisava apenas casos relativos à Petrobras, dos quais Lula comprovadamente não tinha envolvimento algum. O mais importante dessa decisão foi a devolução dos direitos políticos de Lula, roubados em 2018 e que resultou na eleição desse homem que está na Pesidência”, afirmou.

A presidenta do PT ressaltou ainda que a decisão favorável a Lula é fruto da obstinação do próprio presidente em provar a sua inocência, e de seus advogados, Cristiano e Valeska Zanin, “que sempre combateram as ilicitudes da Java Jato e a falta do direito de defesa que o presidente Lula sempre teve”. Gleisi observou ainda que essa decisão é reflexo do pedido de justiça da sociedade brasileira e internacional, “além da luta da militância do PT e de todos que acreditam na inocência do ex-presidente”.

Ao comemorar a vitória obtida por Lula, o líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), destacou que a decisão de Fachin representa a vitória do direito e da própria justiça. “O que o ex-juiz Sérgio Moro fez foi uma grande perseguição política, ao arrepio da lei e das mais elementares normas do direito, com objetivo claro de interditar a participação do Lula nas eleições de 2018. Evidente que fica cada vez mais claro a suspeição do juiz parcial, que tinha objetivos políticos quando condenou o ex-presidente Lula”, observou.

O líder da Minoria no Congresso, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), ressaltou que a decisão de hoje é a correção de uma injustiça, que nunca deveria ter acontecido se o devido processo legal tivesse sido obedecido. “Recebo essa decisão com muita alegria. Ainda que por vias tortas, se fez justiça em relação ao Lula”, declarou.

Porém, em relação ao ex-ministro Moro, Zarattini observou que a decisão de Fachin pode ser lida como o reconhecimento de uma inevitável declaração da suspeição de Moro no processo que culminou com a condenação de Lula. “De certa forma, essa decisão evita a desmoralização total do Moro com a inevitável suspeição (em um julgamento no STF)”, afirmou o deputado.

Farsa jurídica

Ao também ressaltar que a decisão de Fachin fez justiça ao ex-presidente Lula, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) lembrou que sempre denunciou que o julgamento na 13ª Vara Federal de Curitiba feria o princípio do juiz natural e que tudo não passava de uma farsa jurídica com a intenção de evitar a candidatura de Lula nas eleições de 2018.

“Eu sempre disse que Lula não poderia ser investigado e julgado em Curitiba, e essa decisão do Fachin só reforça a necessidade de punição dos procuradores da Lava Jato, sob o comando do (Deltan) Dallagnol, e também do ex-juiz Sérgio Moro. Eles cometeram vários crimes e irregularidades, e precisam ser punidos porque participaram de investigações e da condenação que eles sabiam que não deveriam ter participado”, acusou.

Leia outras declarações de parlamentares do PT sobre a vitória de Lula:

Deputado Enio Verri (PT-PR) – “Finalmente, livre. O ministro do STF, Edson Fachin, determinou a anulação de todas as decisões tomadas por Moro, contra o ex-presidente Lula. Ou seja, os direitos políticos de Lula estão preservados. Renasce a esperança de um Brasil feliz de novo, com a força do povo”.

Deputado Rogério Correia (PT-MG) – “Tá difícil segurar a emoção. Vamos tentar: para essa decisão de anular TODOS os processos contra Lula ter sido tomada pelo Fachin… aliadíssimo da Lava Jato… É porque, se o que sabemos já é grande, o que vem por aí nas mensagens dos procuradores é escandaloso! Lula Livre”.

Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – “Lula inocente! Ministro do STF acaba de reconhecer a farsa das condenações de Lula e anulou os processos conduzidos por Moro em Curitiba. Lula, neste momento, está com seus direitos políticos restabelecidos! Lula livre”.

Deputado Henrique Fontana (PT-RS) – “Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera!”

Deputado Padre João (PT-MG) – “O ministro do STF Edson Fachin anula condenações de Lula relacionadas à operação Lava Jato. Com isso, Lula está elegível e liberado para disputar as eleições de 2022!”

Deputado Paulo Guedes (PT-MG) – “Grande dia: Dia da Mulher brasileira guerreira, com Lula elegível!!!! O Brasil merece ser feliz de novo em 2022!”

Deputado José Airton Cirilo (PT-CE) – “A justiça errou ao condenar Lula sem provas, mas há esperança em meio a tantas notícias ruins. O Ministro Edson Fachin acabou de anular todos os atos processuais envolvendo o ex-presidente Lula, e reconheceu a parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro. Agora, vai para o pleno do STF!”

Deputado Zeca Dirceu (PT-PR) – “O Grande dia chegou! Lula Fachin anula condenações de Lula relacionadas à Lava Jato; ex-presidente volta a ser elegível!”

Deputado Odair Cunha (PT-MG) – “Urgente: Ministro Fachin, do STF, anulou todas as condenações de Lula. A verdade prevalece e o nosso ex-presidente retoma os seus direitos políticos.”

Deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) – “O ex-presidente Lula recuperou os seus direitos políticos e está ELEGÍVEL para derrotar o fascismo em 2022! O pai Lula tá on!”

Deputado Carlos Veras (PT-PE) – “Haja coração, coração vermelho! Lula está elegível! Segue a luta por justiça para Lula! O Brasil merece ser feliz de novo!”.

Deputado Airton Faleiro (PT-PA) – “Parabéns Lula por finalmente a justiça reconhecer a violência judicial conduzida pela Lava Jato contra você. Você está livre agora para tirar o país da barbárie bolsonarista”.

Deputado Leo de Brito (PT-AC) – “No meio do caos, justiça e esperança. Lula Presidente 2022! Fora Bolsonaro”.

Deputado Marcon (PT-RS) – “Fim da linha para a Farsa-Jato!”

Deputado Waldenor Pereira (PT-BA) – Melhor presente de aniversário eu não poderia pedir hoje. Finalmente, a justiça começa a ser corrigida. A anulação da farsa da Lava Jato contra Lula e a democracia brasileira é uma brisa de esperança que sopra sobre nós. Dias melhores virão. Lula livre!”.

veja o video:

https://www.facebook.com/ptnacamara/videos/1226004091148809

 

 

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100