Parlamentares destacam modernização da FAB em solenidade

marco maia D2O 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), destacou nesta quarta-feira a importância dos investimentos na modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo, no reaparelhamento da Força Aérea Brasileira (FAB) e na ampliação e recuperação de suas instalações em todo o País. O parlamentar falou sobre o assunto durante sessão solene do Congresso em homenagem ao Dia da Força Aérea Brasileira e ao Dia do Aviador.

“Novas contratações, a aquisição de equipamentos e a modernização da infraestrutura para o controle do espaço aéreo preparam a Aeronáutica para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, afirmou. “Tenho a convicção de que estaremos prontos para o crescimento do tráfego aéreo que esses dois eventos acarretarão, bem como para a forte expansão que verificamos no setor aeronáutico brasileiro”, completou Maia, que presidiu a sessão.

O deputado ressaltou ainda a importância do desenvolvimento de novos caças para a vigilância das fronteiras e de novos helicópteros para patrulhar o espaço aéreo na Amazônia. “Nos mares, vigiando as reservas do pré-sal, estão os novos aviões de patrulha P-3, modernizados”, disse. Ele também citou, como iniciativas relevantes, as pesquisas para novos armamentos, como o míssil A-Darter, a aquisição de veículos aéreos remotamente controlados e a modernização dos caças A-1.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), um dos autores do requerimento para a realização da sessão solene, lamentou a perda do poder operacional das Forças Armadas quando foram adotadas políticas neoliberais. “O neoliberalismo foi nefasto para os propósitos do desenvolvimento da ciência e da tecnologia militar e da defesa no nosso País”, afirmou.

Para o senador, os recentes investimentos permitirão à Aeronáutica cumprir seu papel estratégico no desenvolvimento científico e tecnológico da nação. Ele ressaltou ainda a importância de se proteger os recursos naturais do territórios, inclusive o pré-sal, da cobiça de outros países. “Defendido, o Brasil terá como dizer não quando tiver que dizer não; terá capacidade para construir o seu próprio modelo de desenvolvimento”, concluiu.

O Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira são comemorados no dia 23 de outubro, como referência ao primeiro vôo do avião 14 Bis – criado pelo brasileiro Santos Dummont – em Paris, no dia 23 de outubro de 1906.

Agência Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100