O 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), destacou nesta quarta-feira a importância dos investimentos na modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo, no reaparelhamento da Força Aérea Brasileira (FAB) e na ampliação e recuperação de suas instalações em todo o País. O parlamentar falou sobre o assunto durante sessão solene do Congresso em homenagem ao Dia da Força Aérea Brasileira e ao Dia do Aviador.
“Novas contratações, a aquisição de equipamentos e a modernização da infraestrutura para o controle do espaço aéreo preparam a Aeronáutica para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, afirmou. “Tenho a convicção de que estaremos prontos para o crescimento do tráfego aéreo que esses dois eventos acarretarão, bem como para a forte expansão que verificamos no setor aeronáutico brasileiro”, completou Maia, que presidiu a sessão.
O deputado ressaltou ainda a importância do desenvolvimento de novos caças para a vigilância das fronteiras e de novos helicópteros para patrulhar o espaço aéreo na Amazônia. “Nos mares, vigiando as reservas do pré-sal, estão os novos aviões de patrulha P-3, modernizados”, disse. Ele também citou, como iniciativas relevantes, as pesquisas para novos armamentos, como o míssil A-Darter, a aquisição de veículos aéreos remotamente controlados e a modernização dos caças A-1.
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), um dos autores do requerimento para a realização da sessão solene, lamentou a perda do poder operacional das Forças Armadas quando foram adotadas políticas neoliberais. “O neoliberalismo foi nefasto para os propósitos do desenvolvimento da ciência e da tecnologia militar e da defesa no nosso País”, afirmou.
Para o senador, os recentes investimentos permitirão à Aeronáutica cumprir seu papel estratégico no desenvolvimento científico e tecnológico da nação. Ele ressaltou ainda a importância de se proteger os recursos naturais do territórios, inclusive o pré-sal, da cobiça de outros países. “Defendido, o Brasil terá como dizer não quando tiver que dizer não; terá capacidade para construir o seu próprio modelo de desenvolvimento”, concluiu.
O Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira são comemorados no dia 23 de outubro, como referência ao primeiro vôo do avião 14 Bis – criado pelo brasileiro Santos Dummont – em Paris, no dia 23 de outubro de 1906.
Agência Câmara