Vários deputados petistas ocuparam a tribuna da Câmara nesta quarta-feira (24) para defender o ex-presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores da “onda” de ataques patrocinados nas últimas semanas por setores da mídia, da oposição e do judiciário. De acordo com os parlamentares, os promotores desses ataques temem o retorno do ex-presidente ao Governo e, por isso, tentam com as acusações apagar o legado de conquistas sociais oferecidas ao povo brasileiro nos últimos 13 anos.
Em relação à onda denuncista contra Lula, o deputado Henrique Fontana (PT-SP) lembrou que dentre as supostas “denúncias” contra o ex-presidente, nenhuma delas conta com uma única prova que ateste a veracidade da acusação.
“O líder político mais atacado, mais discriminado, e contra quem mais se fez denúncias e mais se tentou construir preconceitos na história do Brasil foi o Presidente Lula. E todas as dezenas de denúncias que foram feitas terminaram na lata do lixo. Não há nenhuma prova, porque não há ilegalidade cometida. O que há é uma luta política para tentar destruir a imagem de um líder político que marcou a história do Brasil”, observou.
Na mesma linha, o deputado Luiz Couto (PT-PB) lembrou que setores da mídia e da oposição tentam criminalizar o PT, distorcendo investigações, até mesmo quando elas são preliminares, que já absolvem o partido.
Como prova, o parlamentar citou reportagem publicada pela Agência Brasil na qual a própria Polícia Federal reconhece que “não há irregularidades em campanhas do PT feitas por João Santana”. Nós últimos dias setores da mídia tem insinuado que o partido poderia ter realizado pagamentos ilegais ao responsável pelo marketing do partido nas últimas campanhas presidenciais.
“Os golpistas estão aí na perspectiva de querer, cada vez mais, distorcer informações, transformá-las em fatos mentirosos. Nesse aspecto, não podemos aceitar isso”, ressaltou.
Já o deputado Nilto Tatto (PT-SP), lembrou que o verdadeiro objetivo da campanha orquestrada contra o ex-presidente Lula, “é desconstruir a imagem do responsável por transformar o País”.
“O povo brasileiro sabe que Lula é patrimônio seu. O povo brasileiro sabe que uma liderança como Lula, como Gandhi, como Mandela, não se constrói a todo momento. Lula é o principal responsável por coordenar um processo de transformação que nunca houve no Brasil”, ressaltou.
O deputado Caetano (PT-BA) disse ainda que além tentar descontruir a imagem do ex-presidente Lula, e tentar minimizar as conquistas sociais obtidas pelo povo brasileiro nos últimos 13 anos, também existe a intenção de enfraquecer a soberania do País.
“O que hoje o PSDB quer é tirar, no tapetão, a Presidenta Dilma do cargo e tirar o PT de cena, para poder entregar o País e as nossas riquezas ao capital externo. Por trás dessa jogada está essa intenção, essa posição clara e explícita que agora é defendida no Senado Federal pelo senador Serra, autor de um projeto que trata de entregar o nosso petróleo às empresas exploradoras estrangeiras’, acusou.
Mas, apesar das tentativas de enfraquecer politicamente o ex-presidente Lula, o deputado Valmir Assunção (PT-BA) elencou os motivos pelos quais ele já marcou a história do Brasil.
“O maior presidente da história deste País ninguém tem dúvidas de que foi o Presidente Lula. Ele foi o melhor presidente que já governou este País. E foi o melhor justamente porque fez muita política social, criou oportunidades para as pessoas, para a população mais pobre deste País’, finalizou.
Héber Carvalho
Fotos: Salu Parente/Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara