Deputados de diversos partidos fizeram pronunciamentos no plenário nesta segunda-feira (14) lamentando a morte de Eduardo Valverde. Lembraram que ele era respeitado pelas várias lideranças políticas de Rondônia e do Brasil. O deputado Moreira Mendes (PPS-RO) afirmou que Eduardo Valverde foi um grande homem público. “Destacou-se, sobretudo, pela forma honesta e transparente de trabalhar, de lidar com as demandas dos municípios, dialogando com todas as correntes políticas e buscando sempre ajudar Rondônia e o Brasil. Por isso mesmo, ganhou projeção nacional e era muito respeitado no PT rondoniense”, disse.
O deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP) também manifestou solidariedade ao povo de Rondônia e aos familiares de Eduardo Valverde que, de acordo com ele, “foi um parlamentar exemplar, que tinha retidão em todo o seu trabalho na Câmara”.
O deputado Edio Lopes (PMDB-RR) ressaltou o trabalho realizado pelo deputado Eduardo Valverde como relator da Comissão Especial do projeto que trata da mineração em terra indígena. “Foi um privilégio realizar um trabalho tão importante em conjunto com Eduardo Valverde. Fica o nosso sentimento de pesar, extensivo à família do ilustre companheiro falecido”, disse.
O deputado Carlos Magno (PP-RO) destacou a liderança política exercida por Eduardo Valverde. “Homem de diálogo, político de grande liderança. Por oito anos exerceu o mandato de deputado federal, defendendo os trabalhadores, as causas sociais e, acima de tudo, o diálogo em assuntos tão importante. Gostaria de transmitir a todos os familiares, neste momento, votos de que Deus possa dar-lhes amparo”, disse.
O deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) afirmou que Eduardo Valverde “sempre defendeu o seu ideário de forma aguerrida, tudo aquilo que, a seu juízo, significava o bem e a felicidade do povo brasileiro”.
Gizele Benitz