Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna, nesta terça-feira (31), para criticar as iniciativas do governo ilegítimo de Michel Temer, que colocam em risco as políticas sociais conquistadas nos últimos 13 anos. Todos defenderam que haja resistência ao golpe à democracia.
O deputado Assis Carvalho (PT-PI) lembrou que, em duas semanas, o governo ilegítimo de Temer já conta com várias baixas. “O mal, por si só, se destrói. Com duas semanas de um governo golpista, já estamos percebendo o tamanho da criminalidade que assumiu este País. Já saiu o senador Romero Jucá (PMDB-RR), conhecido nacionalmente, e começamos a perceber o que estava por trás dessa grande malandragem, desse acordo ridículo de rasgar a Constituição brasileira e colocar quem não tem voto no poder, através de uma situação vergonhosa como esta”.
Para Assis Carvalho, o golpe envergonha o Brasil em relação ao mundo. “Vários deputados da União Europeia estão se manifestando contra essa intervenção. Nenhum Chefe de Estado até agora parabenizou este governo Temer, porque é um governo sem legitimidade, que não teve votos e que rasgou a Constituição”, enfatizou.
Para o deputado Givaldo Vieira (PT-ES), a sociedade continua reagindo contra o golpe que envergonhou o Brasil. “A vergonha só aumenta, porque o ministro da Transparência, aquele a quem está incumbida a tarefa de proteger o erário, de dar transparência ao poder público, aparece em gravações orientando políticos envolvidos em corrupção em como não serem transparentes. E foi forte a reação da sociedade e dos servidores da antiga Controladoria-Geral da União no sentido de não permitir que este governo golpista continue protegendo os corruptos”, disse.
Já o deputado Zé Geraldo (PT-PA) protestou contra o desmonte do Estado e defendeu a resistência ao golpe. “É um absurdo o que o governo ilegítimo do Temer vem fazendo neste País, extinguindo ministérios, como o da Reforma Agrária, da Previdência Social e, agora, o da Ciência, Tecnologia e Inovação. Convido estudantes e professores do País para iniciarem um grande movimento de protesto contra essa ação de extinção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O povo brasileiro começa a descobrir, através dos fatos, que aconteceu realmente aquilo que dizíamos, que o impeachment é uma grande farsa, um grande golpe”, afirmou o petista.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no www.flickr.com/ptnacamara