Parlamentares brasileiros e paraguaios discutem Tratado de Itaipu

13-04-10-ParaguaiosParlamentares das representações brasileira e paraguaia no Parlamento do Mercosul e das comissões de Finanças e Tributação e de Minas e Energia se reuniram nesta terça-feira para discutir a proposta de alteração no Tratado de Itaipu, com revisão dos valores pagos ao Paraguai pelo excedente de energia cedido ao Brasil (Mensagem 951/09).

Deputados da representação paraguaia do Parlasul destacaram que Itaipu representa hoje um fator de desenvolvimento importante e a revisão do acordo significa um incentivo à maior cooperação entre os dois países. O presidente da representação paraguaia, Alfonso Nuñez, disse acreditar que o acordo irá beneficiar tanto o Paraguai como o Brasil, com boa repercussão na integração energética nacional.

A mensagem, com relatório favorável do deputado Dr. Rosinha (PT-PR), aumenta o valor pago à energia cedida ao Brasil de cerca de US$ 120 milhões para cerca de US$ 360 milhões e poderá ser votada na próxima semana, em reunião da Representação Brasileira do Parlasul.

O líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), afirmou que o partido tem a convicção de que o acordo permitirá o crescimento das relações entre os dois países e o estreitamento da integração regional. “Queremos construir esse esforço de avançar numa integração regional mais solidária que beneficiará a todos. Com ações como essa estamos respondendo a necessidades de atualizações necessárias”, disse.

No relatório, o deputado Rosinha defende que a nova remuneração da energia cedida pelo Paraguai irá prejudicar o consumidor brasileiro, mas trará ganhos políticos, diplomáticos, econômicos e comerciais ao Brasil.

Na reunião com os parlamentares paraguaios, Rosinha afirmou que o PT apoia a revisão do acordo de Itaipu e disse esperar que a matéria seja aprovada neste semestre na Câmara e no Senado. Rosinha afirmou ainda que não há exigência de contrapartida por parte do lado paraguaio, mas destacou que teria o desejo de ver aprovada pelo Paraguai a entrada da Venezuela no Mercosul. “É a preocupação de um deputado que gostaria de ver concluído esse processo que, inclusive, seria um ganho para a democracia na região”, defendeu.

Gabriela Mascarenhas

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100