Parlamentares da Bancada do Partido dos Trabalhadores usaram a tribuna da Câmara, nesta terça-feira (22), para manifestar apoio aos caminhoneiros que desde segunda-feira (21) promovem a greve geral da categoria em todas as regiões do País. Ao mesmo tempo, eles avaliaram que a paralisação desses trabalhadores é reflexo do aumento desenfreado no preço dos combustíveis aplicado pelo governo golpista de Michel Temer.
“Esses trabalhadores pararam em sinal de protesto contra o aumento do preço da gasolina e do óleo diesel. Esta greve, diferentemente daquela de 2016, não tem motivações políticas ou partidárias. Ela é realizada por trabalhadores que estão sentindo na pele a tirania desse governo ilegítimo e golpista”, discursou Caetano Lula (PT-BA).
O petista lembrou que o povo tem se deparado nos últimos dias com aumentos diários nos preços dos combustíveis. “Nos últimos 17 dias o preço da gasolina aumentou 11 vezes. Aí quebra tudo! O País não aguenta! Eis por que a greve organizada dos caminhoneiros, que, na época de Dilma, fizeram a mesma greve para derrubá-la, deveria, agora, colocar na agenda a derrubada de Temer”, sugeriu o deputado.
O deputado Valmir Lula Assunção (PT-BA) disse que o aumento dos preços dos combustíveis tem efeito cascata em outros setores da economia. “Quando o diesel aumenta, quando sobe o preço do transporte, tudo fica mais caro no País. A parcela mais pobre da sociedade é quem paga o preço. Estamos vivendo novamente aquele período dos anos 80, quando aumentava tudo a toda hora. Nós não podemos concordar de forma nenhuma com um governo que retira direitos e aumenta o custo de vida às pessoas no País”, criticou.
Ao se pronunciar, o deputado Leonardo Lula Monteiro (PT-MG) questionou o sumiço dos grupos chamados de “paneleiros” que em 2016 fizeram alarde quando o preço da gasolina não passava de R$ 3,50 e hoje atinge a casa de R$ 4,90. “Onde estão os batedores de panela, que fizeram uma mobilização injusta para derrubar a presidenta Dilma, que não cometeu crime algum?”, indagou.
“Agora nós estamos vendo os golpistas sucateando este País, enchendo apartamentos de dinheiro, malas de dinheiro e detonando a população brasileira. Estão detonando, sobretudo, a nossa economia, com o aumento abusivo do preço do óleo diesel e da gasolina”, finalizou Leonardo Lula Monteiro.
Benildes Rodrigues