Parlamentares acionam PGR e pedem afastamento de Temer

pgr1 lula marques

 

Parlamentares do PT, PCdoB e Rede protocolaram na Procuradoria-Geral da República, nesta segunda-feira (8), uma representação pedindo o afastamento do presidente interino Michel Temer, por conta das diversas denúncias que o envolvem no âmbito da Operação Lava Jato e fatos fins. Os parlamentares defendem o afastamento de Temer do cargo para que as todas as investigações sobre eventuais irregularidades cometidas por ele possam efetivamente ocorrer.

Na petição, os autores afirmam que a atuação de Temer “está diretamente ligada a fatos que buscam um salvo conduto para se eximir da apuração de possíveis fatos tidos como ilícitos” e é “nítido” que a conduta do interino “está orientada para obter a imunidade processual, ou a irresponsabilidade penal relativa, de que goza o Presidente da República”.

O documento é assinado pela Líder da Minoria na Câmara, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), pelo Líder da Minoria no Senado, Lindbergh Farias (PT-RJ), e pelo Líder do PT na Câmara, deputado Afonso Florence (PT-BA). Também assinam a peça o deputado Henrique Fontana (PT-RS), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Para os signatários da ação, a votação que decidirá sobre o afastamento definitivo da presidenta Dilma Rousseff pode significar uma blindagem completa ao usurpador Temer. “Os fatos são gravíssimos envolvendo o presidente interino Michel Temer: uma reunião no Palácio do Jaburu, depois dez milhões em dinheiro vivo, seis milhões para a campanha do Skaf, quatro milhões entregues diretamente ao ministro Eliseu Padilha… e surgiu uma preocupação concreta. Nessa votação do impeachment nós não vamos estar discutindo apenas o afastamento ou não da presidenta da Republica. Vamos discutir a blindagem do presidente Michel Temer. Se ele vira presidente de fato, não pode haver investigação, porque o artigo 86, parágrafo 4º [da Constituição], é claro: as investigações só podem ser referentes a crimes cometidos nesse mandato”, explicou Lindbergh Farias, que ainda lembrou que a decisão que afastou Eduardo Cunha da presidência da Câmara foi baseada em no mesmo dispositivo legal – o 319, inciso 6, do Código Penal – que é também apontada na representação contra Temer.

“Se nós votarmos o afastamento da presidenta Dilma, não vai ter investigação de nenhum caso envolvendo o presidente Michel Temer e o PMDB”, resumiu o senador petista.

“Não se trata de uma condenação a priori, mas do direito à investigação. Na posição em que o presidente interino Michel Temer está, ele não tem como ser investigado. A votação do impeachment, se ela passa, ele está definitivamente blindado dessa investigação”, acrescentou Jandira Feghali.

Para Henrique Fontana, a aprovação do impeachment representa um “risco de impunidade” e seria uma “blindagem colossal” para Temer e o PMDB. “Só quem está eleito presidente da República tem essa imunidade processual. Ou seja, se Temer se torna presidente em definitivo, mesmo que ilegitimamente, isso blinda toda e qualquer investigação sobre tudo que está até agora delatado a respeito de Michel Temer e de próceres importantíssimos do PMDB. Isso que nós queremos evitar. Nós queremos que a investigação ocorra e que possamos mostrar do que são culpados ou não”, disse o deputado gaúcho.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) também participou do ato de protocolo da representação na sede da PGR.

 

Confira a íntegra da representação protocolada junto à PGR:

REPRESENTAÇÃO CONTRA TEMER (PDF – 202Kb)

PT na Câmara
Fotos: Lula Marques/Agência PT

 Ouça o Senador Lindbergh Farias e o Deputado Henrique Fontana na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex