Parceria contempla pessoas com deficiência; política inclusiva é elogiada

teclaacessoO governo Dilma Rousseff  apresentou,  em solenidade na segunda-feira (27), no Rio de Janeiro, linha de crédito de R$ 90 milhões que o governo federal vai destinar a projetos desenvolvidos por empresas como parte do Programa de Inovação em Tecnologia Assistiva.

A linha de crédito será concedida para projetos com valor de R$ 1 milhão a 20 milhões, tendo a Finep como participante de até 90% nas despesas da empresa. A taxa fixa dos juros variará de 4% a TJLP + 3% ao ano.

Com a linha de crédito a empresa dará  andamento ao projeto de produção de máquinas de impressão em braile, que será grande valia para as pessoas portadoras de deficiência, tanto na busca por uma colocação no mercado de trabalho, como ações cotidianas – ter acesso a uma impressão bancária em braile, por exemplo.

Durante o evento, o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eliezer Pacheco destacou a importância do projeto para os portadores de deficiência do país.  “Esse ato faz parte do projeto Viver Sem Limite, que tem como intuito democratizar o conhecimento às pessoas, sem que elas passem por qualquer tipo de privação. Estamos em uma longa caminhada, mas estamos percorrendo o caminho certo”, afirmou o secretário.

Os investimentos no Programa de Inovação em Tecnologia Assistiva foram elogiados pelo deputado Chico D’Angelo (PT-RJ), que integra a Comissão de Seguridade Social e Família.  Segundo ele, a lógica de trabalhar a questão do setor privado fortalece e privilegia um segmento da sociedade que precisa de atenção.

“Trata-se de uma política inclusiva, justa e é o carimbo do governo do PT”, afirmou o deputado.  A liberação desse montante de investimentos, na avaliação de Chico D’Angelo, “redunda em curto prazo às correções e os ajustes necessários para melhorar a qualidade de vida dos portadores de deficiência”.

Ivana Figueiredo com o MCTI.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também