Para ONU, Brasil é exemplo de que vontade política pode erradicar a fome

combateafome
 
O diretor do Centro de Excelência contra a Fome, do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU), ressaltou, em artigo publicado no jornal O Globo desta terça-feira (7), como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) é uma referência nas políticas públicas destinadas a acabar com a fome.
 
“A alimentação escolar reúne educação, segurança alimentar e nutricional e inclusão produtiva. Aumenta as taxas de matrícula, reduz a fome, auxilia no desenvolvimento infantil e a quebrar o ciclo de pobreza. Ajuda a diminuir o gasto público em saúde, ao ensinar hábitos saudáveis. Ligada à produção local, fomenta o mercado e estimula a agricultura, contribuindo para a segurança alimentar”, exemplifica Daniel.
 
Como resultado, ele analisa, nos últimos dez anos o Brasil reduziu pela metade o número de pessoas que passam fome e foi um dos poucos países a cumprir o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) sobre redução da fome antes de 2015, prazo dado pela ONU.
 
Confira a integra do artigo “Aula contra a fome”:
 
Quando o Brasil saiu do mapa da fome da ONU, em 2014, outros países se interessaram pelas estratégias que deram certo no combate à fome e à pobreza.
 
A resposta passa, fundamentalmente, pela alimentação escolar.
 
Em 2009, a alimentação escolar foi reconhecida por lei como direito no Brasil. As escolas públicas têm de garantir merenda com alimentos saudáveis, preparados com supervisão de nutricionistas e respeito às tradições locais. Ao menos 30% do orçamento repassado a estados e municípios pelo governo federal para alimentação escolar devem ser usados em produtos de agricultores familiares. A sociedade participa de conselhos locais que supervisionam os programas.
 
A alimentação escolar reúne educação, segurança alimentar e nutricional e inclusão produtiva. Aumenta as taxas de matrícula, reduz a fome, auxilia no desenvolvimento infantil e a quebrar o ciclo de pobreza. Ajuda a diminuir o gasto público em saúde, ao ensinar hábitos saudáveis. Ligada à produção local, fomenta o mercado e estimula a agricultura, contribuindo para a segurança alimentar.
 
O resultado? Nos últimos dez anos, o Brasil reduziu pela metade o número de pessoas que passam fome e foi um dos poucos países a cumprir o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) sobre redução da fome antes de 2015, prazo dado pela ONU. O Centro de Excelência contra a Fome, parceria do país com o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, apoia a nova geração de programas sustentáveis de alimentação escolar. Em três anos, recebeu mais de 30 países no Brasil. O Centro auxilia os países em perspectiva de longo prazo, com atividades segundo a necessidade dos governos — como visitas de estudo, contratação de técnicos para ajudar no desenvolvimento de planos e preparação de seminários e cursos.
 
O sucesso chamou a atenção do mundo. Inspirado nele, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, lançou o “Desafio Fome Zero”, na Rio+20, em 2012. A procura de países pelo compartilhamento de conhecimento do Centro de Excelência cresce a passos largos.
 
A fórmula brasileira gera um ciclo virtuoso — alimentação escolar diminui a evasão de alunos, liga agricultores ao mercado, dinamiza a economia e combate a fome —, mas não há “receita pronta”. O trabalho conjunto entre Educação, Saúde, Agricultura e Desenvolvimento Social traz grande benefício econômico. Programas sociais melhoram a distribuição de renda e ampliam consumo. Crianças beneficiadas são mais saudáveis e ficam mais na escola.
 
É possível acabar com a fome no mundo, com compromisso e vontade política. Iniciativas como o Prêmio Jovem Cientista, que nesta edição aborda a Segurança Alimentar e Nutricional, possibilitam o surgimento de novas ideias para realizar o sonho de um mundo livre da fome.
 
* Daniel Balaban é diretor do Centro de Excelência contra a Fome, do Programa Mundial de Alimentos da ONU
 
Artigo originalmente publicado no dia 07/04/2015 no jornal O Globo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100