Em nota, deputado José Mentor (PT-SP) homenageia o arcebispo emérito de São Paulo, cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, que faleceu nesta quarta-feira (14). Mentor comenta sua convivência com o religioso nos anos 1970 e destaca atuação de Dom Paulo em defesa dos pobres, dos direitos humanos e da democracia.
Leia abaixo a integra da nota:
Com profunda tristeza recebi, no início da tarde desta quarta-feira (14), a notícia do falecimento do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo. Manifesto meu pesar e toda solidariedade aos familiares de Dom Paulo, à Arquidiocese de São Paulo e a toda comunidade cristã que perde hoje uma de suas mais ilustres figuras.
Sinto-me honrado pela oportunidade de ter em Dom Paulo, em 1976, apoiador do projeto e participante da fundação do Departamento Jurídico “22 de Agosto”, do Centro de Estudos e Atividades Sociais – CEATS, da PUC-SP, entidade pioneira no atendimento da população da periferia da cidade, aos sábados à tarde, na assessoria a comunidades e movimentos sociais através de convênios com a PUC, a Arquidiocese e de paróquias de Igrejas Católicas, durante mais de 20 anos. Tenho certeza que falo, como coordenador do projeto, em nome de todos os advogados e estagiários que passaram pelo Jurídico ao prestar nossas homenagens a Dom Paulo Evaristo Arns, que propiciou o acesso de milhares de pessoas à Justiça.
Sinto-me, pessoalmente, lisonjeado, também, por ter tido a oportunidade de conviver com Dom Paulo no período que integrei a Comissão Arquidiocesana dos Direitos Humanos de São Paulo, coordenada por ele.
Sua doação às causas dos mais humildes e injustiçados é, sem dúvida, um grande exemplo que fica para todos nós de quem sempre apostamos na liberdade e na esperança de uma vida mais justa para todos.
O nome de Dom Paulo, porém, não é parte apenas dessas pessoas individualmente. Ele é parte da história coletiva do nosso povo, da luta contra a tortura, contra as arbitrariedades, contra o totalitarismo, pela defesa dos direitos humanos, pela anistia e pelo restabelecimento da democracia em nosso país.
Dom Paulo, presente!
Foto: Divulgação