Pandemia: OMS alerta para apagão de dados da Ômicron no Brasil

Site do PT

A falta de dados sobre a evolução da variante Ômicron da Covid-19 no Brasil preocupa a Organização Mundial da Saúde (OMS). Técnicos e cientistas acreditam que a ausência de informações sobre a evolução da variante possa levar o país à nova fase de crise sanitária.

De acordo com a OMS, foram registrados 9,5 milhões de casos de Covid-19 no mundo, na semana de 2 de janeiro. O número recorde deve ser superado pelos registros obtidos na semana que terminou neste fim de semana.

Sem informações do governo de Bolsonaro, a agência com sede em Genebra teme impacto nos países vizinhos.

“Há uma sensação de que o Brasil está voando no escuro”, alerta um dos cientistas na OMS.

Conforme o diretor-geral da agência, Tedros Ghebreyesus, o volume de quase 10 milhões na semana passada é apenas parte da história e há uma constatação de que a subnotificação é importante.

A coordenadora do Setorial Nacional de Saúde do Partido dos Trabalhadores (PT), Eliane Cruz, critica a falta de proteção da vida dos brasileiros diante da irresponsabilidade de Bolsonaro e do ministro da Saúde.

“Bolsonaro e Queiroga sequestram dados sobre a saúde do povo brasileiro. Deixam nosso país, mais uma vez, sem informações para planejamento e proteção da vida. Será necessária reparação desse quadro sombrio”, ressalta.

Importância da testagem

Fazer o teste continua sendo ponto fundamental para o combate à pandemia, segundo técnicos e cientistas da OMS.

Hoje, conforme o site World in Data, o Brasil é o país da América do Sul que menos testa entre os governos que revelam seus números. Em uma semana, foi registrado 0,23 teste da doença por 1 mil pessoas. Na Argentina, a taxa superou 2 testes por mil pessoas.

Contabilizando desde o início da pandemia, o site Statista aponta que 63 milhões de testes foram realizados no Brasil, menos de 10% dos 813 milhões de testes nos EUA e inferior ao volume de exames na Espanha, país com a população do estado de São Paulo.

Terceiro com mais mortes

O Brasil é o terceiro local com mais mortes no mundo. O apagão de dados da Covid-19 o fez desaparecer das tabelas da OMS.

Na avaliação dos especialistas da agência, sem monitoramento adequado da variante no Brasil é impossível obter uma estimativa adequada do impacto da pandemia e planejar medidas para combater as contaminações e minimizar o impacto na economia.

Redação do PT Nacional, com informações do UOL

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100