País vai gerar 2 milhões de empregos em 2010, aponta estudo do Ipea

empregosO Brasil deve criar 2 milhões de novos postos de trabalho em 2010, segundo o estudo “Emprego e oferta qualificada de mão de obra no Brasil: impactos do crescimento econômico pós-crise”, divulgado na quarta-feira (10) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Segundo o Ipea, a economia brasileira deverá apresentar uma demanda de 18,6 milhões de ocupações a serem preenchidas por mão de obra qualificada e com experiência profissional. A perspectiva leva em conta um ritmo de expansão econômica estimado em 5,5% no ano de 2010.

Para 2010, a estimativa, segundo o Ipea, é que existam 19,3 milhões de pessoas disponíveis, com qualificação e experiência profissional adequada para responder à demanda potencial de 18,6 milhões de trabalhadores. Ou seja, entre aqueles com qualificação, haverá um excedente de 653 mil trabalhadores qualificados e com experiência, mas que não encontrarão emprego.

Os dados, na avaliação do deputado Vicentinho (PT-SP), confirmam o otimismo e a segurança do governo com o crescimento da economia brasileira. “É uma projeção muito positiva. No ano passado, essa pesquisa apontou uma previsão de 600 mil postos de trabalho. No final, 2009 fechou com mais de um milhão de novos postos de trabalho, superando as previsões iniciais. Agora temos uma perspectiva de 2 milhões de empregos, que podem facilmente ser superados”, disse o parlamentar.

Qualificação – Outro aspecto relevante da pesquisa, na avaliação do parlamentar, é a previsão de disponibilidade de mão-de-obra qualificada de quase 20 milhões de pessoas. “Isso quebra os argumentos de empresários que resistem em contratar, alegando ausência de profissionais qualificados para suprir sua demanda. Sob este argumento, muitos acabam abusando das horas extras para não contratar um novo funcionário. Este quadro é mais um ponto favorável à redução da jornada de trabalho de 44h para 40 horas semanais”, afirmou.

O deputado Fernando Nascimento (PT-PE) também avaliou positivamente a pesquisa e disse que o aumento de mão-de-obra qualificada no país é resultado do crescente aumento dos investimentos em escolas profissionalizantes, adotados no governo Lula. “O governo está investindo pesado na qualificação da população brasileira. O resultado não poderia ser diferente”, disse. Os dois parlamentares integram a Comissão de Trabalho da Câmara.

Edmilson Freitas

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também