Padre Ton pede esclarecimento da Embrapa sobre laudos da Funai

padreton-D2O deputado Padre Ton (PT-RO), coordenador da Frente Parlamentar dos Povos Indígenas, apresentou na quarta-feira (12) requerimento de Informações à Embrapa em que solicita a confirmação, ou não, da autoria do documento reproduzido no jornal O Globo do último sábado, sobre a atuação da Funai no Paraná.  Ele pede ainda cópia do mesmo.
 
No requerimento o deputado quer saber se de fato a Embrapa realizou estudos “com a finalidade de contestar laudos antropológicos da Funai para demarcação de terras indígenas” em Guaíra e Terra Toxa, no Paraná. 
 
Para o deputado, é muito estranho atribuir à Embrapa a produção de um relatório sobre algo que ela não tem competência técnica para fazer, inclusive, porque a própria  empresa, em nota veiculada no dia 5 em seu site e distribuída à imprensa, diz que “não emite laudos antropológicos e nem dispõe de profissionais com esta formação.”
 
 “A imprensa tem falado muito desse relatório e, agora, O Globo produziu uma matéria extensa sobre o documento, mas não há detalhes sobre quem assina, quem solicitou, quais os técnicos da Embrapa teriam ido ao Paraná. Não há uma entrevista com alguém da empresa, que não tem, todos sabem, qualificação técnica para  avaliar terras que possam ser destinadas à ocupação indígena”, argumentou o deputado.      
 
Assessoria Parlamentar
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também