O deputado Padre João (PT-MG) manifestou estranheza, em pronunciamento no plenário, das declarações de parlamentares do PSDB que afirmaram que é “ilegítimo” outros partidos, além do PT, comporem os ministérios. “O PT não ganhou sozinho a eleição. Inclusive, o Vice-Presidente é do PMDB. Então, num governo de coalizão, é legítimo haver diversos partidos nos ministérios”, afirmou Padre João.
Para o deputado petista, o PSDB deveria prestar contas ao povo brasileiro de outros absurdos. “Não vejo o PSDB falar do ano em que o Governador Aécio Neves ficou no Rio de Janeiro, das viagens de avião que fez com dinheiro público. Eu não vejo o PSDB falar aqui do Aecioporto, o aeroporto construído em terreno particular da família do Aécio. O primo dele, o Quedo, que tomava conta do aeroporto, foi preso por tráfico de drogas. Inclusive, Divinópolis faz parte da rota do tráfico internacional de drogas. Não ouço falar do trensalão. Não ouço aqui o PSDB falar do fracasso do partido em Minas Gerais — ele quebrou o Estado de Minas Gerais —, do déficit de mais de R$ 7 bilhões lá em Minas Gerais. É muito estranho achar que não pode haver outros partidos assumindo as Pastas no Executivo. Chega a ser ridículo!”, afirmou o parlamentar do PT.
O PSDB, acrescentou Padre João, “não consegue prestar contas ao povo brasileiro do dinheiro da Vale e das negociatas com o setor de telecomunicações que aconteceram aqui para a reeleição de Fernando Henrique. São vergonhosas as negociatas que existiram com o setor de telecomunicações. A Vale, que era a Vale do Rio Doce, patrimônio do povo brasileiro, custou caro ao povo brasileiro. Essa vergonha o PSDB não deu conta de explicar ao povo brasileiro”, disse o petista.
Na avaliação do deputado Padre João, o PSDB faz oposição mesquinha. “Se quiserem governar, ter Ministério, fazer indicações, vão trabalhar, vão fazer política. Deixem de fazer essa oposição mesquinha, pequena, irresponsável, inconsequente, senão vão se apequenar cada vez mais. Vão ter que mudar o nome da sigla, como fez o PFL, que passou a ser DEM e vai se definhando. Este é o destino do PSDB: definhar-se. O povo brasileiro não é bobo. O povo brasileiro sabe da estratégia do PSDB, do acordo de José Serra com as empresas norte-americanas, que querem entregar a Petrobras. O que o PSDB sabe é ser subserviente ao Estado norte-americano, como foi ao FMI”, afirmou o parlamentar petista.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara