O atendimento às necessidades educacionais das populações rurais foi tema do Jornal PT Brasil nesta terça-feira (2). Em entrevista, o deputado federal Padre João (PT-MG) defende Política Nacional para Educação do Campo e falou sobre o Projeto de Lei 4.215/2021 para criá-la.
A medida busca oferecer uma abordagem diferenciada e adequada ao contexto rural. Padre João destacou as diferenças fundamentais entre a educação no campo e a educação urbana.
Segundo o parlamentar, a “pedagogia da alternância” é essencial para atender às demandas dos jovens rurais, que frequentam a escola por 15 dias e retornam para casa nos outros 15 dias.
“A educação do campo é um modelo que está ampliando Brasil afora, mas é da pedagogia da alternância, porque o jovem rural, ele tem que ter um tratamento diferenciado. Infelizmente, com o êxodo rural, teve também algum comodismo, do próprio poder público, que preferiu colocar o transporte escolar do que manter as escolas no campo. Então, a educação do campo e no campo, é o grande desafio”.
Esse modelo permite que os alunos participem ativamente das atividades agrícolas familiares, evitando uma desconexão com suas raízes e fortalecendo o vínculo com a vida no campo. Além disso, Padre João ressaltou a importância das escolas comunitárias e das associações de pais e alunos no suporte à educação do campo.
O projeto de lei proposto pelo deputado visa melhorar não apenas a oferta educacional para jovens e crianças que vivem no meio rural, mas também sua qualidade. Para isso, ele enfatiza a necessidade de garantir recursos adequados para as escolas comunitárias, incluindo bibliotecas, laboratórios, instalações esportivas e atividades de lazer.
A proposta busca ainda equiparar o tratamento dado aos alunos do campo em exames como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Tramitação do PL
Em relação à tramitação do texto na Câmara dos Deputados, Padre João explicou que o projeto já avançou em alguns aspectos, incluindo a aprovação de partes relacionadas ao Enem e ao Prouni. No entanto, ainda há etapas a serem percorridas, especialmente no que se refere ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e à obtenção de recursos adicionais para melhorias estruturais nas escolas do campo.
“Parte desse projeto nós já votamos, junto com a votação do ensino médio, então foi uma conquista enorme, por isso que dele já foi votada, que é justamente esse que garante essa poupança, que é o pé de meia, e garante a pontuação equiparada da rede pública para o efeito do Enem e Prouni”.
Agroecologia
Um aspecto crucial da educação no campo destacado pelo deputado é seu potencial para fortalecer o projeto de agroecologia do país. Padre João enfatizou a importância de promover práticas agroecológicas e orgânicas, visando a produção de alimentos saudáveis e a preservação do meio ambiente.
Ele ressaltou que as escolas do campo desempenham um papel fundamental ao conscientizar os jovens sobre a importância do respeito à natureza e à biodiversidade, promovendo práticas agrícolas sustentáveis e responsáveis.
Compromisso
Padre João expressou sua gratidão pela oportunidade de discutir o projeto e reforçou o compromisso em trabalhar em conjunto com o governo para garantir uma educação de qualidade e acessível para os jovens rurais. Ele destacou a importância de criar condições que incentivem os jovens a permanecerem no campo, construindo um projeto de vida sustentável e conectado com suas raízes.
“A gente está somando com o governo Lula, que tem essa sensibilidade, que consegue enxergar a jovem rural, o jovem rural. Nós temos o dever de criar condições para que a nossa juventude tenha esse encantamento pelo campo e construir como um projeto de vida de permanência do campo”, enfatizou Padre João.
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