O deputado Padre João (PT-MG) acusou nesta quinta-feira (9) o PSDB mineiro de “adotar uma linha golpista para tentar retomar o poder no Estado”, após terem perdido as eleições de 2014 para o atual governador, o petista Fernando Pimentel. Segundo ele, a artimanha tucana fracassou mais uma vez após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ter julgado “improcedente a ação impetrada pela coligação liderada pelo PSDB no Estado”. A decisão foi divulgada na última terça-feira (7).
“Mas os tucanos nunca se contentam. Mesmo derrotados eles continuam buscando, de qualquer forma, uma maneira de derrubar quem – com o apoio do povo- chegou ao poder”, afirmou Padre João. A coligação Todos Por Minas, encabeçada pelo PSDB, já anunciou que vai recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ainda, de acordo com o parlamentar, além do rancor pela derrota os tucanos mineiros também se sentem incomodados pelo fato do atual governador petista estar corrigindo erros praticados pelo PSDB. Entre essas ações, Padre João cita a valorização dos professores.
“Mesmo com os trabalhadores da educação ficando mais de 100 dias em greve (durante o governo do PSDB), nunca foi pago o piso lá (em Minas) e, ainda, arrebentou-se com a carreira dos trabalhadores. O governador Pimentel já corrigiu a carreira, o plano de cargos e salários e já paga o piso nacional da educação”, ressaltou.
O parlamentar destacou ainda que diferentemente dos ex-governadores tucanos (Aécio Neves e Antônio Anastasia), Fernando Pimentel procura conhecer a realidade do Estado para encontrar soluções para os problemas herdados. “Hoje há a regionalização no Estado, e o governador está indo por todos os cantos de Minas Gerais dialogando com a sociedade”, informou.
Apoio– O deputado Padre João também anunciou que uma comitiva de parlamentares, representando toda a bancada do PT na Câmara, comandada pelo líder Sibá Machado (AC), estará nesta sexta-feira (10) em Belo Horizonte.
O objetivo da visita é reafirmar o apoio da bancada e prestar solidariedade ao governador Fernando Pimentel, que enfrenta uma violenta campanha difamatória além de sucessivas tentativas de desestabilização de seu governo.
Os deputados petistas serão recebidos pelo governador em audiência no Palácio da Liberdade, seguido de um almoço no mesmo local.
Também participam da comitiva os deputados petistas Adelmo Leão (MG), Afonso Florence (BA), Arlindo Chinaglia (SP), Fernando Marroni (RS), Gabriel Guimarães (MG), José Mentor (SP), Leonardo Monteiro (MG), Margarida Salomão (MG), Padre João (MG), Paulo Teixeira (SP), Ságuas Moraes (MT) e Zé Geraldo (PA).
Héber Carvalho