Padilha propõe debate sobre o caso dos “Guardiões do Crivella” e de invasões a hospitais públicos

O deputado Alexandre Padilha (PT-SP) propõe que a Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 da Câmara realize audiência pública remota para debater o caso dos “Guardiões do Crivella”. No requerimento protocolado na comissão, o deputado explica que esse grupo, segundo denúncias veiculadas pela imprensa, é formado por servidores da prefeitura do Rio de Janeiro que tinham como única função intimidar usuários do serviço público de saúde para evitar que eles denunciassem as precárias condições de atendimento nos hospitais da cidade em entrevistas à imprensa.

No requerimento, Alexandre Padilha propõe ainda o debate sobre casos de invasões a hospitais públicos ocorridos durante a atual pandemia da Covid-19.

Na justificativa do pedido de audiência pública, o parlamentar cita reportagem do Portal de notícias G1 que comprova a existência do esquema via grupos de WhatsApp, com escala na porta dos hospitais e até “marcação de ponto”, via selfie, para impedir a atuação da imprensa em entrevistas ao vivo com cidadãos sobre os problemas na saúde do Rio de Janeiro.

A reportagem revela ainda várias ocasiões em que essas entrevistas foram impedidas por pessoas, depois identificadas como funcionários da prefeitura. A notícia diz também que esse grupo, identificado como “Guardiões do Crivella”, tem até mesmo escala de serviço na porta dos hospitais.

Foto: Gustavo Bezerra/Arquivo

O deputado Alexandre Padilha cita outros casos de invasão a hospitais públicos, realizados por agentes públicos, e que tem atrapalhado o funcionamento da saúde no atual momento de pandemia. Como exemplo, ele citou reportagem sobre a invasão ao hospital de campanha da Prefeitura de São Paulo, localizado no Anhembi, na zona norte da cidade, em que quatro deputados estaduais e seus assessores – todos bolsonaristas –  agrediram verbalmente funcionários e pacientes, colocando ainda em risco a saúde de todos no local, uma vez que não estavam usando equipamento de proteção contra a Covid-19.

O outro fato relatado no requerimento, refere-se a uma invasão de um hospital público no Espírito Santo realizado por deputados estaduais – todos bolsonaristas – logo após o presidente Jair Bolsonaro ter incentivado seus apoiadores a invadirem hospitais para filmar se leitos para tratamento da Covid-19 estavam sendo utilizados.

Como sugestão de nomes para participar do debate, Alexandre Padilha propõe o convite ao prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, e do assessor especial do gabinete do prefeito Crivella, Marcos Paulo de Oliveira Luciano – acusado de comandar o esquema dos “Guardiões do Crivella”.

Sugere ainda a participação de Paulo Renato Soares, jornalista do grupo Globo de Telecomunicação; de Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde; da Sabrina Oliveira, jornalista do grupo Globo de Telecomunicação; e dos secretários de Saúde dos estados de São Paulo e do Espírito Santo.

 

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também