PAC 2 completa três anos com 82,3% das obras concluídas

pac2

O Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão divulgou nesta terça-feira (18) o balanço dos três anos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Os números apresentados revelam que 82,3% das obras previstas para o período entre 2011 e 2014 foram concluídas.  De acordo com os dados foram utilizados 76,1% do orçamento previsto.
 
Ao apresentar o balanço, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior informou que o montante utilizado nas obras de infraestrutura, energia, logística, social e mobilidade urbana até o fim de 2013 chegou à casa de R$ 583 bilhões. Ainda, segundo o levantamento apresentado, o resultado do programa é 19,4% maior, em comparação ao balanço anterior. O desempenho do programa no ano passado foi de R$ 301 bilhões, atingindo um índice de 12% maior que o verificado em 2012.
 
O vice-presidente nacional do PT, deputado José Guimarães (CE) comemorou os números apresentados e avaliou o PAC 2 como “o maior programa de planejamento do governo Dilma”. Para ele, o governo comandado pelo PT acertou em apostar nas áreas estratégicas como energética,  social e mobilidade urbana.
 
“Nunca o Brasil viveu planejamento dessa magnitude. O governo enfrentou gargalos deixados por outras administrações. Nós investimos em setores que foram esquecidos há décadas. Portanto, o PAC 2 é um programa vitorioso que deu velocidade ao crescimento e desenvolvimento do País”, enfatizou Guimarães.
 
Empreendimentos –  Dentre os empreendimentos estão as usinas de Santo Antônio (3,15 MW) e de Jirau (3,75 mil MW) ambas no Rio Madeira, em Rondônia, que já estão em operação, gerando 1,27 mil MW. Também foram concluídas 31 linhas de transmissão pelo PAC2, que totalizam 9,8 mil quilômetros de extensão, e 32 subestações. A interligação Madeira-Porto velho-Araraquara e a interligação Tucuruí-Macapá-Manaus fazem parte das ações.
 
Benildes Rodrigues com Agências

  

Acesse os infográficos com detalhamento das ações 

Resultados até dezembro/2013 

Assista o vídeo institucional do 9º Balanço do PAC 2

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também