Otimismo: 1,43 milhão de pequenos negócios abertos no Brasil entre janeiro e abril, diz Sebrae

O Acredita Brasil, programa do Governo Lula de acesso a crédito, é crucial para esse aumento Foto: Divulgação

O otimismo na economia tem sido um catalisador importante para o crescimento do empreendedorismo no país. Segundo dados do Sebrae, entre janeiro e abril deste ano aproximadamente 1,43 milhão de pequenos negócios foram abertos no Brasil. Trata-se de um aumento de 9,1% em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 1,31 milhão de novas companhias.

Abril foi um mês particularmente significativo, com o maior número de pequenas empresas abertas desde abril de 2023: 373,4 mil. O setor de serviços responde por 61,6% deste total, seguido pelo comércio (22,9%), a indústria da transformação (7,5%) e a construção (7,1%).

O Sudeste viu o surgimento de 188,4 mil empreendimentos, seguido pelo Sul (72,3 mil), Nordeste (58,4 mil), Centro-Oeste (35,6 mil) e Norte (18,4 mil). Esta robusta expansão reflete uma confiança renovada dos empresários na economia guiada pelo presidente Lula e pelo ministro Fernando Haddad.

Leia maisFamílias de baixa renda puxam aumento do índice de confiança do consumidor

Crescimento estimulado

A criação de programas como o Acredita Brasil, que democratiza o acesso a financiamento e oferece taxas de juros competitivas, tem sido crucial para esse crescimento. Em 2024, o Sebrae registrou mais de 20 mil operações de crédito entre janeiro e maio, dobrando o volume em comparação ao mesmo período de 2023.

Além disso, o Fundo de Aval para Micro e Pequena Empresa (Fampe), gerenciado pelo Sebrae, já disponibilizou R$ 1 bilhão em crédito, com a expectativa de viabilizar R$ 30 bilhões nos próximos três anos. Essa iniciativa tem sido primordial para sustentar a expansão dos pequenos negócios.

Juros altos: entrave

O empreendedorismo está aquecido, mas há um obstáculo que embarreira um crescimento ainda mais consistente: a alta taxa de juros fixada pelo Banco Central de Roberto Campos Neto. A manutenção da Selic em 10,5% continua sendo um empecilho para o acesso ao crédito. O 2º maior juros do mundo – atrás apenas da Rússia – impacta negativamente os custos das empresas e dificulta investimentos de longo prazo, como tem alertado repetidamente o governo.

No entanto, apesar do Bacen, as políticas de apoio do governo têm criado um ambiente favorável e otimista para quem deseja lançar um negócio. Enquanto Campos sabota, Lula trabalha para criar um país mais igualitário.

Leia mais: Com renda maior e inflação menor, famílias passam a comer mais carne, iogurtes e chocolates

PTNacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100