Orçamento: debate técnico permite liberação de recursos para 17 obras

lmonteiro_Dest2Da lista de 32 obras que o Tribunal de Contas da União (TCU) havia classificado “com indícios de irregularidades graves”, apenas seis não contarão com recursos no Orçamento de 2011. A Comissão Mista de Orçamento aprovou nesta quinta-feira o parecer do deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) que considerou sanado os problemas de 17 obras.

Entre elas, as refinarias Abreu e Lima (PE) e Getúlio Vargas (PR), da Petrobras. “Depois de vários debates técnicos com representantes do TCU, da Petrobras, da Infraero e das empresas responsáveis pelas obras, foram feitos acertos, adquações e os ajustes de condutas que permitiram sanar as irregularidades”, afirmou Leonardo Monteiro.

O deputado, que coordenou o trabalho do Comitê de Obras Irregulares, explicou que o próprio TCU retirou da lista seis obras e outras três tiveram os seus contratos rescindidos. “Assim, depois de todos os debates, audiências públicas e adequações, apenas seis obras não conseguiram resolver os problemas e, por isso, ficarão barradas”, ressaltou Monteiro. Ele acrescentou que, os recursos poderão ser liberados quando as irregularides forem sanadas.

Conforme o relatório aprovado, permanecem como obras “com indícios de irregularidades graves”, sem possibilidade de receber recursos do Orçamento em 2011: obras de infraestrutura da Superintendência da Zona Franca de Manaus; obras de controle de enchentes do rio Poti, em Teresina (PI); obras de drenagem das águas da chuva no bairro Tabuleiro dos Martins, em Maceió (AL); a barragem do rio Arraias, em Tocantins; e obras do metrô do Rio de Janeiro; e obras do complexo viário Baquirivu, em Guarulhos (SP).

Destas seis obras barradas, apenas o metrô do Rio de Janeiro faz parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O parecer do deputado Leonardo Monteiro foi elogiado por parlamentares da base de sustenção do governo e da oposição. Eles enfatizaram que essa foi a primeira vez que os indícios de irregularidades foram discutidos com total transparência e com a participação de todos os setores envolvidos. O deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), coordenador da bancada petista no Orçamento enfatizou que o trabalho foi fundamental para não interromper obras importantes para a população. “O Comitê foi capaz de encontrar soluções para acabar com as supostas irregularidades e garantir a continuidade das obras”, finalizou Devanir Ribeiro.

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100