Oposição quer atingir Petrobras para favorecer empresas petrolíferas estrangeiras

luizalbertotribuna

A revisão do regime de partilha do pré-sal, instituída pela nova Lei do Petróleo (Lei 12.351/10) é o objetivo das CPIs da Petrobras, articuladas por setores oposição. Esse é o entendimento da Federação Única dos Petroleiros (FUP), também compartilhado pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras e do pré-sal, deputado Luiz Alberto (PT-BA).

A Lei do Petróleo, entre outros pontos, estabelece que a Petrobras, além da exploração e produção de petróleo, é a operadora com, no mínimo, 30% de participação nos consórcios que a partir de licitações ganham o direito de explorar as reservas.

“Os setores privatistas não aceitam o modelo de partilha porque queriam a entrega total das reservas às empresas privadas estrangeiras. Por isso, desmoralizar a Petrobras é desmoralizar o modelo de partilha, que prevê a estatal como operadora única”, afirma José Antonio de Moraes, presidente da FUP.

“O objetivo publicizado por parte de empresas multinacionais é a disputa do regime de partilha instituído pelo ex-presidente Lula. Essas empresas assessoraram o governo de FHC, em 1997, para a quebra do monopólio da estatal. Esse mesmo grupo também assessorou a oposição para derrubar o novo marco legal para o petróleo brasileiro”, acrescentou o deputado Luiz Alberto.

Palco eleitoral Para o petista, a oposição, além de querer retirar o domínio do petróleo brasileiro das mãos da Petrobras e entregar para as grandes empresas petrolíferas internacionais, quer transformar a estatal em palco de disputa eleitoral.  

Os argumentos defendidos pelo deputado Luiz Alberto e pelo presidente da FUP são sustentados pelas recentes declarações do  pré-candidato do PSDB à presidência da República, senador Aécio Neves (PSDB-MG).  O senador, que é o principal mentor da CPMI da Petrobras, afirmou em reunião recente com empresários da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) que um dos seus atos à frente da presidência da República, caso fosse eleito, seria a revisão do modelo de partilha do pré-sal.

Benildes Rodrigues com site da CUT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100